VAMOS FALAR SOBRE O PANTANAL?

Segredos da maior planície alagada do mundo. Talvez você goste…talvez não…

Por Laís Vanessa - 31/10/2024 em Notícias / Turismo

O Pantanal é brasileiro e compreende os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É considerada a maior planície alagada do mundo. E é tudo nosso! Verdade?


Não é bem assim… Para quem não sabe, Paraguai e Bolívia também compartilham desse bioma. Mas, a maior parte se concentra no Brasil, em específico no Mato Grosso do Sul.


Mas, o que você não sabe sobre essa planície tão fascinante e desafiadora ao mesmo tempo pode te surpreender. Então, como de costume, se você não quer verdades e é cheio do mimimi nem siga lendo…



Pantanal tem seu ciclo, assim como as estações do ano. Ele tem a cheia, vazante, enchente e seca. Em cada época há um cenário diferente. A natureza se adapta às condições climáticas, salvo quando esse ciclo tão lindo é desrespeitado pela ação humana, através de queimadas criminosas, matando e prejudicando todo um ecossistema.


O pantanal é lindo e precisa ser respeitado. Tem pesca, tem águas cristalinas, tem morros e cenários que você nem sequer imaginou. Mas, como toda a natureza, também tem suas armadilhas, e nós precisamos aceitar ou cair fora.


O pantanal não te chamou para entrar em seu território, então ao adentrá-lo, você vai ser contemplado com beleza, mas terá que lidar com alguns desafios também de forma consciente. Afinal, você é um convidado, ok?



Alguns desafios incluem os mosquitos que podem chegar aos montes a depender da época e do ciclo que o pantanal está. Eu já peguei momentos lindos, com zero mosquitos e momentos que “meu Pai do Céu”, era mosquito ativo 24 horas por dia. (e eu não gosto de mosquito, tá?). Mas, o que vou fazer? É a natureza!


Se você não é fã dos pequenos incômodos insetos, recomendo perguntar a pousada que você vai se hospedar qual a melhor época. Eles vão te informar, pode ter certeza!


Outro ponto: na época de seca o calor aumenta. Ou seja, em um lugar que costuma fazer calor o ano todo, nesse período se intensifica. As temperaturas são altas, o sol é forte, então muita hidratação, protetor solar e chapéu.



Como disse, cada época tem suas belezas e desafios. Eu indico você conhecer todas elas, porque em cada uma você encontra um pantanal totalmente diferente. Mas, ao mesmo tempo, como tudo na vida, tem seu lado desafiador, tudo vai depender do quanto você pode suportar esses pequenos percalços, digamos assim, que a vida pantaneira pode trazer.


Porque eu digo isso? Já vi turistas de primeira viagem no pantanal, sem roupas adequadas, pegaram insolação, voltaram torrados do sol, sem roupa adequada para a pesca, serem picados por mil mosquitos…tudo porque não se informaram corretamente, ou ainda pensaram que pantanal era algo simples.


Sempre que estamos em meio a natureza, seja onde for, precisamos entender e ter consciência do que implica. E nos adaptar a ela, e não ela se adaptar a gente. Se você vai conhecer o pantanal na seca, já sabe o que esperar e na cheia também.


Perto de toda exuberância do pantanal, isso à primeira vista, pode não parecer nada, mas se você enfrentar alguma situação ao qual se sentir incômodo por não estar adequado para o local, esses pequenos detalhes, podem fazer a diferença na sua experiência, que deveria ser incrível.



E, não se esqueça, estamos falando de natureza! Onde a vida flui e se adapta. É a natureza que manda, você é um convidado, e como todo convidado, pode apreciar, mas sem deixar vestígios de seus rastros. Digo porque também, infelizmente, já encontrei vestígios humanos de lixo, onde deveria ter apenas natureza! Vamos ajudar a cuidar do que é nosso!


Há algo de sagrado no Pantanal, uma beleza inexplicável que parece intocável e ao mesmo tempo viva. É uma mistura de cores, sons, cheiros e rios que refletem o cenário como um espelho que guarda segredos e histórias.


Se você não souber respeitar e compreender as fases do ciclo pantaneiro, sua experiência não será satisfatória.


A natureza compensa aqueles que amam as coisas da natureza!


Vai na minha que eu sei o que te falo! 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS