O GUIA QUE ME ENSINOU A PESCAR

O responsável pelos meus primeiros arremessos.

Por Laís Vanessa - 13/02/2025 em Notícias / Turismo

Eu sei que muita gente sabe, mas também tem muita gente que não sabe, afinal, todos os dias chegam gente nova por aqui a fim de buscar dicas de turismo e pesca, não é?


Então, resolvi falar um pouco sobre mim, mas na verdade esse texto não é sobre mim, é sobre uma pessoa muito importante, que fez e posso dizer que faz, parte da minha vida e história, quando o assunto é pesca esportiva, e principalmente, de dourado.


Eu sou jornalista, me especializei em rádio e TV, e quando entrei para esse universo confesso que não sabia quase nada. Fui aprendendo com minha equipe, até chegar o momento em que pus pela primeira vez meus pés em uma lancha! Pensa na emoção, eu lembro como se fosse hoje…ainda sinto o balançar do barco que ficou na minha cabeça depois de um dia de pesca…



E isso também explica, o fato de eu ter um amor especial pela Argentina. A minha primeira gravação foi na cidade de La Paz, província de Entre Rios, na pousada Posta Surubi, em 2016. Inclusive, voltei recentemente nesse lugar que é minha casa e conquistou meu coração. 
Bom, eu nunca tinha pescado, e sempre assumi isso no programa, que aprendi tudo que sei, com os guias, mas esse guia, foi especial, porque foi o meu primeiro. 


Roque! Um querido, com muita paciência, uma educação sem igual, que me ensinou com carinho e respeito o que eu tinha que fazer a bordo de um barco. 



Meus primeiros arremessos, minha primeira pescaria, meu primeiro dourado foi com ele! Eu mal sabia segurar o peixe direito, nunca tinha pegado um! Imagina a confusão no barco! Foi divertido e ao mesmo tempo fiquei nervosa, com medo de machucar o peixe!


Com ele eu também comi meu primeiro churrasco à beira do rio, e até hoje pra mim, o dele é o melhor! Desculpe gente! Mas, é um sabor com alma e coração junto, sabe? 


Roque está na pousada há mais de 20 anos, e fiquei muito feliz de vê-lo novamente e de ter ele como meu guia nessa segunda vez que fui gravar nessa pousada maravilhosa. É uma das mais bonitas que eu já conheci, na minha opinião, e eles ainda incentivam o turismo na cidade. 


Mas, porque eu resolvi contar isso para vocês! Por dois motivos: em breve você vai conferir na tela da Fish TV a gravação que eu fiz por lá, depois de muitos anos, e motivo número dois, para homenagear e valorizar aqueles que são importantes em nossa história.



Roque não é apenas um guia, ele é “o guia”, me ensinou, me ajudou, foi um gentleman na lancha e ele que despertou essa gratidão e o carinho que tenho pelos guias de pesca. 


Eu sei que às vezes nos deparamos com guias que muitas vezes não são muito do nosso agrado, ou que têm posturas não muito convencionais, digamos assim, mas isso é minoria e isso acontece em todas as áreas. Às vezes a energia não bate e tá tudo bem!


Mas, o fato é que o Roque, é um guia que merece todo meu respeito e carinho! Os turistas gostam muito dele também! Não é à toa que está há tantos anos como guia na Posta Surubi. 
Roque, meu muito obrigada mais uma vez por todo o ensinamento e por fazer parte da minha história, afinal, esse texto é para você e para a equipe da Posta Surubi! 



Quando voltei, eu pude aprender ainda mais com ele e fiquei muito feliz! Obrigada ao Adrian, proprietário, que é outra pessoa maravilhosa, que me concedeu a oportunidade de pescar com o Roque novamente!


Esse texto é para o Roque, mas também para todos os guias de pesca! Afinal, quando você vai pescar, é com eles que vocês passam a maior parte do tempo! 


Eles conhecem cada curva do rio e transformam horas de espera em lições de paciência e momentos de alegria. 


Então, quando o peixe bate na isca, não é apenas nossa vitória. É também deles, que tornaram a jornada tão especial quanto o destino. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS