Dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo. E, aproveitei essa data maravilhosa dedicada a nós viajantes, para falar sobre um destino turístico muito frequentado por brasileiros: CURAÇAO.
Se você acompanha o DESTINOS viu o especial que gravamos dedicado a esse paraíso caribenho de águas turquesas, que inclusive tem pesca esportiva. O combo perfeito, não é mesmo?
E, se você ainda tem dúvidas ou medo de desbravar esse destino, nas linhas abaixo vou te convencer e te dar motivos para você vencer essa insegurança e ir conhecer essa ilha repleta de magia!
Estão preparados? Novamente vou ser muito sincera e te contar umas verdades, ok? Não seja sensível, please!
1 - POR QUE CURAÇAO?
Curaçao é uma ilha do complexo ABC, a maior desse complexo, que também tem Aruba e Bonaire. É uma ilha multicultural com muitas praias e atrativos para todos os gostos e bolsos, e o melhor tem voo partindo do Brasil.
É mais rápido que ir pra Miami e mais fácil que muitos destinos Amazônicos. Não estou comparando o que é melhor, ok? Só estou falando de facilidades e tempo de deslocamento. Nisso, Curaçao supera. E, ainda tem pesca.
Gosto de deixar claro, porque por ser um destino internacional, muitas vezes pode surgir medo ou dúvidas de como chegar ou de como será no meio do caminho.
Fica tranquilo. Seis horas de voo partindo de Belo Horizonte e com documento de passaporte, você chega até a ilha mais incrível que você já conheceu.
2 - CURAÇAO É CARO?
Você vai usar o dólar. Se você viver convertendo, aí pode achar caro, porque a nossa moeda, o real, é desvalorizado. Mas, para ter uma ideia de orçamento, pode ser mais barato que a Amazônia e Miami.
Tudo vai depender da estadia que você escolher, onde vai comer...Curaçao tem para todos os gostos e bolsos. Vale a pena passar ao menos uma semana por lá. Comprando voos por antecedência, você consegue um bom preço e tem hospedagens bem em conta também.
É aquilo! Quanto você está disposto a investir? Que tipo de experiência você quer ter? Isso vai determinar o seu orçamento.
Mas, eu te digo uma coisa. É fácil e possível de ir, sim! Se eu fosse você já começaria a me organizar agora. Inclusive, eu estou sempre me organizando para a próxima viagem.
03 - AS PRAIAS
Curaçao tem praias lindas, paradisíacas, perfeitas para nadar e relaxar. São muitas opções de praias. A dica é você alugar um carro para percorrer as várias praias e eleger a sua preferida, o que vai ser difícil, porque cada uma tem uma característica diferente.
Atenção aos pés, muitas praias, têm areia branca, mas tem pedrinhas junto. Na ilha inclusive, você pode comprar sapatilhas especiais para esse uso, para evitar machucar os pés. Eu não usei, tá? Mas, há essa opção.
A ilha possui uma rica vida marinha e muito bem preservada que você pode ver através de mergulho e snorkel.
04 - CULTURA RICA E DIVERSA
Com uma mistura fascinante de influências europeias, africanas e caribenhas, a ilha tem como capital Willemstad, que é Patrimônio da UNESCO, conhecida por sua arquitetura colorida.
05 - VERÃO TODO O ANO
Com temperatura média na casa dos 30 graus, Curaçao é um destino para ir todo o ano e está fora da rota dos furacões. Ou seja, é verão todo o ano na ilha.
06 - NATUREZA PRESERVADA
Além das praias, a ilha com mais de 500 km quadrados tem parques nacionais como o Christoffel, onde é possível fazer trilhas, explorar a fauna e a flora. Na verdade há vários parques, cavernas...Curaçao não é só praia. Há muitas atividades de natureza que se pode fazer na ilha.
07 - PESCA ESPORTIVA
Sim, tem pesca na ilha. Há diversos operadores que oferecem a pesca em alto mar, e na verdade, com apenas 20 minutos de navegação, você já está nos pontos de pesca. E, depois da pescaria, que tal um banho de mar?
Curaçao é uma ilha, que sendo muito sincera, quanto mais você conhece, mais coisas tem para conhecer. Eu fiquei por 14 dias com a equipe, gravando oito episódios, um tempo recorde, e ainda voltamos com coisas para desbravar e descobrir.
À primeira vista você pensa que a ilha é pequena, mas você descobre uma infinidade de coisas, que tornam a ilha grande e repleta de magia. Cada bairro tem sua história, suas cores, cada praia é distinta, isso que eu nem falei de Klein Curaçao, uma ilha de Curaçao, que você chega até ela de barco.
Eu, como jornalista, turista e viajante, quero voltar para descobrir mais segredos deste local. E, para você que está indo pela primeira vez, recomendo ficar ao menos 05 dias e alugar um carro para percorrer a ilha.
Quis trazer essa dica para você em comemoração ao dia 27 de setembro, que é o Dia Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980. Uma data que visa promover a conscientização sobre a importância do turismo e seu impacto social, cultural, político e econômico em nível global.
O mundo é tão grande, tem tanta coisa pra desbravar e conhecer! Não fique ai com a bunda no sofá. Vá descobrir o mundo.
Quando você descobre o mundo, você também se descobre.
para comentar