Ministério do Turismo trabalha para fortalecer o Pará no cenário da pesca esportiva nacional

Estado vem se destacando como destino estratégico para a pesca esportiva, com apoio do Ministério do Turismo para expandir suas ofertas turísticas.

Por Marcelo Telles - 19/11/2024 em Notícias / Turismo - atualizado em 19/11/2024 as 11:19

O Brasil, com sua diversidade geográfica e riqueza de biomas, é amplamente reconhecido por oferecer condições ideais para o crescimento da prática da pesca esportiva, cada vez mais forte em todos os cantos do planeta.


Com o objetivo de explorar e fortalecer esse potencial, o Ministério do Turismo e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que tem como meta promover atividades turísticas ligadas à pesca esportiva de forma sustentável e responsável.


Essa colaboração está em sintonia com o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, e visa ampliar a variedade de experiências e produtos turísticos relacionados à pesca, além de reforçar essa cultura no Brasil. Um estado que vem se destacando bastante é o do Pará.


Pará conta com um turismo de pesca esportiva muito procurado pelos praticantes. Foto: Reprodução. 


A iniciativa permite que turistas e praticantes desfrutem de experiências singulares que combinam lazer, esporte e um profundo contato com a natureza.


O estado do Pará, por sua vez, se mostra como um grande destino, possuindo um forte potencial para o turismo de pesca esportiva, abrigando uma vasta gama de espécies que atraem pescadores esportivos de todo o mundo, tanto em ambientes marinhos quanto continentais.


O estado conta com diversos pontos turísticos, como rios, lagos e áreas próximas às usinas hidrelétricas, além da região costeira do Salgado, conhecida por sua biodiversidade. Na costa paraense, peixes como robalo, pirapema, pescada amarela e xaréu são muito procurados pelos praticantes de pesca esportiva internacional.


Já nas águas continentais, o tucunaré, trairão e os peixes de couro são os grandes atrativos.


No ano passado, por exemplo, foi autorizada a primeira prática da pesca esportiva dentro de uma Unidade de Conservação no estado do Pará, que são as áreas naturais passíveis de proteção por canta das suas mais diversas características. Na ocasião, foi liberada a pesca na Unidade de Conservação da Floresta Estadual Iriri, em Altamira-PA.


Ainda em 2023, o Diário Oficial do município de Ananindeua, no estado do Pará, publicou um decreto que, dentre outras medidas, proibia a pesca predatória do Tucunaré.


Estado tem se mostrado como uma grande referência. Foto: Reprodução / Agência Pará. 


Entre essas e outras medidas, o estado do Pará vem crescendo no fomento da pesca esportiva nacional.


Agora, com o apoio do Ministério do Turismo e de suas secretarias, o estado vem ficando ainda mais forte no cenário da pesca esportiva brasileira, servindo de exemplo para todas as outras unidades federativas. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS