O projeto que prevê a criação de um fundo para a promoção do ecoturismo, o turismo de natureza, em nosso país, foi aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Informações são da Agência Câmara de Notícias.
Agora, a proposta criada pelo ex-deputado Walter Alves, do Rio Grande do Norte, hoje vice-governador do estado, será estudada e uma análise vai ser realizada por algumas comissões nacionais. São elas: a de Finanças e Tributação, e a de Constituição e Justiça e de Cidadania. O deputado Eduardo Bismarck, do PDT do Ceará, é o relator.
Relator é o deputado Eduardo Bismarck. Foto: Reprodução / Agência Câmara de Notícias.
De acordo com o Projeto de Lei nº3045/21, o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo, o Fundeco, vai ser criado com operações de crédito, tanto internas, quando externas, além de contribuições gerais, como doações, subvenções e parcerias de entidades do Brasil e de fora.
Os valores que entrarem, porém, serão destinados para o financiamento de diversos projetos que tenham o ecoturismo como ponto de interesse final.
A aprovação vai seguindo uma linha que estamos vendo crescer, nos últimos tempos, a respeito do fomento do ecoturismo.
Ecoturismo é um dos setores que mais cresce no país. Foto: Reprodução / Portal Pedal.
O turismo de natureza, ou ecoturismo, abrange diversas atividades em que nós, seres humanos, tiramos um tempo para relaxar e aproveitar esses momentos de proximidade com o meio ambiente.
Em resumo, o ecoturismo é definido pelo Ministério do Turismo como um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
E o Brasil é muito visto por quem admira o setor. A revista Forbes, muito conhecida e respeitada por abordar diversos assuntos referentes à economia, finanças, investimentos e marketing, divulgou no ano passado, que elegeu o nosso país como o melhor destino do planeta para a prática do ecoturismo.
Como antes mesmo, também já divulgado pela Fish TV, o impacto que o setor de ecoturismo possui para a economia brasileira é gigantesco, já que cresce, em média, 30% ao ano em todo o país, com estimativa de movimentar, financeiramente, 333,8 bilhões de dólares no mundo inteiro, até o ano de 2027.
Setor movimenta bilhões em todo o planeta. Foto: Reprodução / PayTour.
Já em relação ao PL 3045/21, alguns dos valores que entrarem poderão ser usados para capacitação de mão de obra para todo o setor do ecoturismo.
Se você quiser saber mais a respeito do projeto aprovado, poderá acessá-lo clicando aqui.
para comentar