Não é de hoje que tanto falamos sobre o ecoturismo, ou melhor dizendo, o turismo de natureza.
Definido pelo Ministério do Turismo como um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas, o ecoturismo tem sido muito comentado no mundo dos amantes de viagens.
O principal fator desse crescimento tem relação com a saída da rotina, onde buscamos sempre mais e mais, descansar e relaxar próximos à natureza, trazendo benefícios, até mesmo, para a nossa saúde.
Recentemente, a revista Forbes divulgou que elegeu o nosso Brasil como o melhor destino do planeta para a prática do ecoturismo.
Já em pesquisa recente feita pela Marriott International no Caribe e na América Latina, empresa dona de um conglomerado de hotéis espalhados por todo o mundo, a imersão cultural e na natureza vão crescer ainda mais no ano que vem.
De tempos em tempos a empresa faz uma pesquisa que prevê as tendências de viagens dos próximos meses e, desta vez, o estudo revelou que as pessoas estão sentindo mais falta desse contato com o meio ambiente, se tornando o desejo número um para o turismo e tempo de lazer.
Isso porque, para o estudo, o bem-estar tem sido o foco para os viajantes. De acordo com o publicado, 65% das pessoas que participaram do estudo disseram ter interesse em atividades de bem estar. E esse bem-estar possui ligação direta com experiências imersivas e com a sustentabilidade.
A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados pretendem visitar destinos ecológicos e praticar o turismo de natureza no próximo ano. Segundo eles, o objetivo principal é que a viagem ande junto aos seus valores pessoais.
É visível uma procura e uma preocupação maior com o turismo de natureza no nosso país, com o passar dos anos.
Com a pesquisa feita pela Marriott International no Caribe e na América Latina, percebemos que esse movimento já espalhou para outros cantos do planeta.
para comentar