Ontem, dia 25 de julho, foi comemorado o dia do viajante. E grande parte desses “viajantes” são, cada vez mais, turistas à procura de atividades que os aproximem da natureza.
Isso porque, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, o ecoturismo, chamado também de turismo de natureza, cresce 20% a cada ano.
Turistas estão desejando a proximidade com o meio ambiente. Foto: Divulgação / Goiás Turismo.
Para se ter uma ideia comparativa, todo o setor turístico, num geral, cresce 7,5% no mesmo período, números estes que já são bem empolgantes. Porém, o crescimento ema 20% mostra como a atividade vem ganhando força em todos os países, movimentando bilhões.
De acordo com a Brazilian Luxury Travel Association, o setor movimenta cerca de R$2,2 bi só no nosso país. Afinal, somos privilegiados.
Brasil é o país com mais opções de ecoturismo do planeta. Foto: Reprodução / WorldPackers.
Em votações de revistas e pesquisas populares, o Brasil sempre lidera o ranking dos melhores países para se praticar o turismo de natureza. Até porque, literalmente, TODOS os estados brasileiros têm infinitas possibilidades para tal.
Existe uma tendência crescente da atividade entre pessoas que estão se conscientizando sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Esses ecoturistas estão sempre buscando formas de lazer que promovam a sustentabilidade.
Segundo informações do Ministério do Turismo, destinos que oferecem opções de natureza e o ecoturismo estão se destacando e foram mencionados por 27% dos entrevistados, em uma pesquisa recente. Esse movimento em direção ao turismo sustentável reflete uma crescente conscientização global sobre a importância de proteger o meio ambiente.
Pesca esportiva é um dos tipos de ecoturismo, focado na sustentabilidade. Foto: Reprodução / Instagram (@leoarona).
Cada vez mais pessoas estão buscando experiências de lazer que não apenas proporcionem relaxamento e diversão, mas também respeitem e conservem os recursos naturais. Essa tendência, inclusive, acaba incentivando todos os setores relacionados ao turismo a adotarem práticas sustentáveis, para atrair esse público crescente.
Afinal, é crucial garantir a sustentabilidade na gestão do ecoturismo para preservar os recursos que são essenciais para a singularidade da região.
Cada estado brasileiro possui uma lista gigantesca de atividades de ecoturismo. Foto: Reprodução / WorldPackers.
Iniciativas bem planejadas do setor também podem envolver a criação de trilhas, programas educacionais sobre o meio ambiente e parcerias com comunidades locais para oferecer hospedagem e serviços autênticos, como guias de pesca esportiva, por exemplo.
Destinos que investem em ecoturismo geralmente experimentam um crescimento no desenvolvimento da comunidade e na melhoria da qualidade de vida local.
Com o crescimento de 20% ao ano, o futuro do ecoturismo promete ser cada vez mais promissor, sempre sendo acompanhado por práticas que respeitem e preservem a natureza, oferecendo experiências autênticas e educativas.
para comentar