Ecoturismo: atividade é responsável por 60% do faturamento do turismo no Brasil

O turismo de natureza é a principal fonte do setor turístico brasileiro, atuando, fortemente, na economia e na preservação ambiental.

Por Marcelo Telles - 26/06/2024 em Notícias / Turismo - atualizado em 26/06/2024 as 09:55

Quem trabalha com turismo ou com qualquer atividade que esteja dentro do ecoturismo, já sabe da grande importância que a atividade tem para o povo brasileiro.


Afinal, o Brasil já foi eleito o melhor país do mundo para se praticar o turismo de natureza, uma atividade que cresce a cada levantamento realizado.


Cada vez mais, o ecoturismo tem sido um agente fundamental para a movimentação da nossa economia e para a preservação dos biomas brasileiros, já que promove a visitação sustentável e responsável de turistas nestes locais, fortalecendo a conexão entre a natureza e o ser humano.


Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, divulgou uma pesquisa em que o setor de ecoturismo representou 60% de todo o faturamento do turismo no Brasil. A pesquisa também contou com apoio do Ministério do Turismo.


Ecoturismo tem sua procura aumentada em diversos locais do planeta. Foto: Reprodução / ViajarSA. 


Muito desse valor se deve, por exemplo, ao turismo internacional, que escolhe o Brasil como seu destino.


Para se ter uma ideia desse crescimento, no ano passado, as receitas de turismo internacional superaram até mesmo o ano de 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo, movimentando cerca de R$30 bilhões. Esse alto valor tem uma ligação gigantesca com o turismo de natureza, que tem a sua procura crescendo a cada dia.



Por que esse crescimento?

Pesca esportiva é uma das principais atividades ligadas ao ecoturismo. Foto: Reprodução. 


Pesquisas recentes já confirmaram que, com o passar dos anos, as pessoas estão cada vez mais carentes de contato com a natureza, precisando de atividades ligadas ao meio ambiente para se desligar de sua rotina e demais problemas.


Levar turistas para conhecerem a beleza e a diversidade das florestas e de parques naturais de maneira consciente, além de práticas sustentáveis como a pesca esportiva, tem mostrado que o ecoturismo sensibiliza o ser humano para a questão da preservação. Isso sem contar que movimenta toda a comunidade local, gerando emprego e renda.


Outro fator é que o nosso país possui uma das maiores biodiversidades do mundo, com biomas variados, além da diversidade de paisagens e ecossistemas que oferecem uma ampla gama de atrativos para os turistas, como praias, montanhas, florestas, rios, cachoeiras e áreas protegidas.


Atividade permite diversas experiências diferentes. Foto: Reprodução / PisaTur. 


Muitos governos estaduais também estão investindo na profissionalização da comunidade para receber os turistas de natureza, oferecendo cursos para a melhoria de todos os setores.


Essa procura pelo ecoturismo, mundialmente falando, ficou ainda mais forte com o enfraquecimento da pandemia da Covid-19. Na época, onde todos permaneceram mais em casa e sem contato com o mundo exterior, cresceu a vontade e a necessidade de sair em busca de um contato maior com o planeta.


Após os períodos mais fortes da pandemia, as buscas por ecoturismo aumentaram 133% no Brasil.


Agora, mesmo com esse mercado em crescimento constante, a perspectiva é de que ele continue em alta, sem parar.


Pescadores esportivos estão cada vez mais ligados com a natureza, lutando por sua preservação. Foto: Reprodução / Programa Ygarapé (Fish TV). 


É evidente um aumento na busca e na valorização do ecoturismo em nosso país. Podemos ver esse fato, por exemplo, reparando na quantidade de pescadores esportivos que percorrem diversas regiões, em busca dos maiores exemplares e dos cenários mais deslumbrantes para a pesca.


E você? Qual será o seu próximo destino em busca de experiências próximas à nossa natureza?



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS