Durante Piracema, trabalhadores do turismo de pesca esportiva buscam alternativas

Algumas empresas de turismo aproveitam a piracema para fazer manutenção nas embarcações e trabalhos administrativos.

Por Marcelo Telles - 07/11/2024 em Notícias / Turismo

Locais que se destacam por sua infraestrutura voltada à pesca esportiva, oferecendo opções tanto para pescarias individuais em embarcações, quanto para grupos que se hospedam em barcos-hotéis, tornam sua cidade um importante destino turístico.


No entanto, com a chegada da piracema, muitas empresas do setor enfrentam períodos de inatividade, até realocando funcionários em outras funções, como a manutenção das embarcações e a comercialização de pacotes para a próxima temporada.


Empresas de turismo de pesca esportiva aproveitam data para manutenção. Foto: Reprodução / Pesca e Mordomia.


A piracema é o período em que as espécies de peixes sobem os rios em cardumes, nadando contra as correntezas e contra diversos outros obstáculos, para encontrar o melhor local para a desova.


Como esse período é muito sensível para os peixes, também levando em conta a importância que ele tem para que as populações se mantenham vivas no futuro, foram criadas regras para esta época, além de todo o trabalho de fiscalização, que se intensifica durante esses meses.


De acordo com profissionais do turismo, durante a piracema eles enfrentam uma fase um pouco mais complicada que o normal, com as atividades suspensas por meses. Algumas empresas mantêm seus funcionários com salários menores e aqueles que permanecem, buscam alternativas como manutenção de barcos, limpeza e pintura, tentando se adaptar.


Além disso, muitas empresas já começam a vender pacotes turísticos para o ano seguinte.


Para piracema, pesca está proibida em várias regiões. Foto: Reprodução / Turismo MS.


De acordo com o Diário Corumbaense, da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, muito procurada para a pesca esportiva, algumas empresas começaram a tentar investir em cruzeiros pelo Pantanal nos últimos anos, mas a iniciativa não obteve o sucesso esperado.


É um desafio para os empresários do ramo, mas é essencial relembrar a importância da data para o futuro das espécies e da sustentabilidade, resultando, assim, no crescimento da própria pesca esportiva.


Apesar do período mais delicado, a volta do período de pesca chega com muito mais força, com mais peixes e mais vendas de pacotes turísticos, gerando emprego e renda.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS