O paraíso exótico da pesca esportiva tem nome e sobrenome: Bahia Solano. Já ouviu falar?
Localizado na costa do Pacífico da Colômbia, no departamento de Chocó, esse é um lugar que vai além das expectativas.
Um refúgio natural ainda pouco explorado por turistas, que oferece uma experiência única de aventura selvagem e pesca em alto mar. É também um dos lugares mais chuvosos, então se prepare para pegar chuva na pesca.
As praias exóticas e sua água quente são um grande atrativo para descansar e aproveitar as águas de cor turquesa e quem sabe avistar as baleias enquanto você descansa na praia. Já imaginou?
Entre uma pescaria e outra, que é o forte da região, você pode aproveitar para explorar trilhas na floresta, fazer passeios de barco para avistar baleias-jubarte, mergulhar com tartarugas marinhas, ou simplesmente relaxar em praias isoladas, cercadas por vegetação tropical.
Para os apaixonados por pesca, a variedade é grande por lá!
Mas, já aviso que o mar pode se tornar agitado na pesca e é bom você se preparar com remédios e alimentação leve na noite anterior a pesca e no café da manhã.
QUAIS ESPÉCIES DE PEIXES EU POSSO ENCONTRAR?
Atum amarelo, dourado do mar, marlin, peixe galo, wahoo, sailfish…
A temporada costuma ir de junho a outubro, quando as águas estão mais movimentadas, oferecendo grandes chances de captura de espécies de grande porte.
Pode-se fazer trolling, pescar com jig e até fly.
E a paisagem durante a pesca surpreende, eu lembro que parecia cena do filme jurassic park, com morros cobertos com vegetação no meio do mar azul. É um cenário lindo e exótico.
Estive por lá faz alguns anos gravando Destinos e certamente quero voltar para esse lugar que é cheio de encanto.
COMO CHEGAR
Como todo destino exótico se prepare para pegar alguns voos. O local é um pouco distante dos grandes centros, mas é esse “isolamento” que deixa a região ainda mais encantadora. Para chegar até a ilha é preciso pegar um voo de Medellin, na Colômbia.
CURIOSIDADE
A região faz parte do CINTURÃO DE FOGO DO PACÍFICO, uma área geologicamente ativa com vulcões e atividades sísmicas que em raros casos podem gerar tsunamis. Digo isso, porque ao chegar em Bahia Solano, você vai ver placas de aviso de tsunami.
Mas, não se preocupe, porque é raro, viu? É apenas um sistema de alerta que a Colômbia possui e que monitora a costa do Pacífico. O risco é considerado baixo, então podem ir e aproveitar!
CULTURA LOCAL
Bahia Solano é habitada por comunidades afrodescendentes e indígenas que mantém vivas suas tradições, proporcionando uma imersão completa na região.
Para se locomover você encontra os famosos tuk tuks. Um meio de transporte popular e que virou atrativo turístico também. Além disso desempenham um papel importante no transporte devido às estradas estreitas e a necessidade de um meio de transporte acessível e ágil.
POUSADAS
Há muitas variedades de opções, desde as mais simples até as mais luxuosas, de frente para o mar, com opções de pesca e ecoturismo.
Quando eu estava gravando por lá, fiquei na Playa de Oro Lodge, localizada em uma praia mais isolada de areia cor de ouro, por isso o nome do local. Uma estrutura rústica e charmosa de frente para o mar.
QUANTOS DIAS FICAR?
Uma semana é o ideal. Você pesca e ainda dá pra conhecer todos os atrativos desse lugar! Aproveite para explorar a região e aproveite a gastronomia local que é uma delícia!
Inclusive, saudades de Bahia Solano! Em breve voltarei!
para comentar