COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE VIAGENS

Alerta aos sensíveis! O conteúdo abaixo tem alto teor de verdades! 

Por Laís Vanessa - 12/09/2024 em Notícias / Turismo

Hoje a coluna está diferente, resolvi abrir o jogo e soltar algumas verdades e coisas que ninguém conta sobre viagens, mas eu te conto!


Então, se você tem problemas com verdades diretas, duras e cruas, recomendo nem seguir lendo as linhas abaixo, ao menos que seja corajoso! Depois não diz que eu não te avisei!



HABILITAÇÃO NÃO É DOCUMENTAÇÃO


Ficou em choque? Eu fico em choque quando vejo ou escuto algum turista tentar cruzar a fronteira com carteira de motorista. Tem dicas que precisam ser ditas e repetidas mil vezes e ainda, vai ter algum cabeça dura, tentando utilizar a habilitação.


Entenda, esse tipo de documento só serve para dirigir, não serve para usar em viagens, avião, principalmente se você pretende viajar fora do país. 


São aceitos apenas carteira de identidade ou passaporte, dentro da validade. 


Atente-se a carteira de identidade que tem validade de 10 anos e é também uma coisa que quase ninguém cuida. 


Esse tema é tão forte, que inclusive vou escrever uma coluna somente sobre isso. 



CALÇA BOCA LARGA


Sim! Essa dica é principalmente para as mulheres. Sabe aquelas calças largas, confortáveis e estilosas? Então, é uma das piores peças para você viajar! Sabe o porquê?


Cada vez que você utiliza o banheiro de aeroportos, do avião, de rodoviária, em locais públicos, se você perceber, a barra toda da sua calça arrasta pelo chão. Já imaginou a quantidade de sujeira que você fica carregando por aí? 


Parece uma dica de frescura, eu sei, mas depois que eu vi um vídeo falando sobre o tema eu comecei a refletir sobre e é verdade! (eu adoro essas calças, para deixar claro, mas depois de saber disso, resolvi usar em outras situações). 


Tenho certeza que você vai pensar antes de escolher seu aerolook depois dessa dica. 



PRA QUE DESPACHAR BAGAGEM?


Outra verdade que parece impossível, mas tem como ser mais prático e evitar fila pra pegar bagagem e o coração acelerado quando você não vê a sua mala, ou quando é uma das últimas a chegar. 


Se a viagem for curta, de uma semana até duas, você pode utilizar umas mochilas que estão dando o que falar na internet, é só procurar por mochilas de viagem.


Tem vários sites que vendem esse modelo, com nomes diferentes, mas ela tem capacidade de 35 até 40 litros e cabe abaixo do assento à frente, como recomendam as companhias aéreas.


Além disso, você ainda pode levar sua mala de mão junto, que vai no compartimento superior.


Juntando essa mochila que à primeira vista você não dá nada por ela, mas cabe um mundo de coisas, mais a sua mala de mão, você vai ter espaço para carregar muita coisa e ainda sem precisar despachar. Economiza no aéreo, que não tem bagagem inclusa e ainda evita estresse desnecessário.


Se o destino escolhido for um local de calor, dá pra viajar por duas semanas com esse conjunto de bagagens tranquilamente.


Outra dica que dou, é comprar aqueles sacos a vácuo, você pode colocar nele roupas que não amassam e tirar o ar, que economiza muito espaço na mala. Mas, somente roupas que não amassam, porque se não você vai chegar ao seu destino com roupas parecendo um papel amassado.


Economia de espaço e roupa passada são coisas que não combinam. Então, não se iludam com esses sacos a vácuos, são ótimos, mas nem tanto.


Se você não for despachar, atente-se à regra dos mls da bagagem de mão, principalmente se for viagem internacional, ok? Logo farei um texto sobre esse tema em específico.



SENTE-SE NO CORREDOR



Quando você vai escolher seu assento no avião, qual prefere? Janela, meio (ninguém), ou corredor?


Eu sei que a maioria vai dizer janela. Mas, você sabia que a irradiação do sol que passa pela janela corresponde a uma máquina de bronze e que isso pode ser prejudicial à pele? (foi o que eu vi em um perfil médico). 


Eu sei que quase ninguém liga pra essa informação, que se torna irrelevante, ao pensar na vista que terá escolhendo esse assento. Mas, tem outra coisa…


Voos longos, certamente você vai precisar usar o banheiro do avião. Quando você senta na janela, e precisa sair, você precisa levantar todos os outros passageiros do seu lado, isso quando não estão dormindo. É um mini transtorno.


Então, ao escolher o assento do corredor, você pode até perder a vista, mas ganha LIBERDADE.


Levanta quantas vezes for preciso, sem se preocupar com os vizinhos e ainda tem a visão do carrinho de serviço de bordo quando está chegando. (Muitas vezes, se você está cochilando, os comissários despertam você para as comidinhas, mas isso quando você está no corredor). 



SEJA FLEXÍVEL QUANTO AOS IMPREVISTOS


Por mais organizado que você seja, que tenha feito um roteiro detalhado, de hora em hora, imprevistos vão acontecer, ainda mais se for viagem em meio a natureza.


Mas, são esses imprevistos que dão um charme a sua história e garante boas risadas depois. Na hora, dá estresse, mas depois vira história para contar!


Por isso, seja mais flexível com seu roteiro de viagem, não precisa seguir todas as regras. A viagem é para aproveitar, descansar, curtir muito, não para seguir e cumprir tabela de atividades, feita meses antes, sem nem ao menos ver de perto o local, ok?


Quando você deixa o local te surpreender e te mostrar outras possibilidades a sua viagem ganha vida! E a sua experiência vai superar as expectativas. 



O CANSAÇO É REAL


Fotos no Instagram não relatam a verdade dos fatos. Não se iludam. Em viagem você também cansa. Seja a lazer ou a trabalho. Eu fico doida quando depois de dias de viagem e gravação alguém me vê e pergunta, como foi o passeio? Sério, nunca me perguntem isso!


Porque o “passeio” foi trabalho árduo das 6 até altas horas da noite muitas vezes. O que acontece é que as pessoas se baseiam na experiência através das fotos que elas veem. E, as fotos não relatam os bastidores.


Eu tenho um amigo que foi esquiar e fez fotos lindas, parecendo um profissional do esqui, quando perguntei pra ele, me contou aos risos que mal conseguiu ficar 05 minutos em cima do equipamento, mas ao menos garantiu as fotos. 


Ou seja, muitas vezes a chegada até o destino é cansativa, a adrenalina de querer conhecer tudo dentro do prazo da sua viagem, faz com que você use todas as suas energias e arranque energias que nem você sabe de onde, mas o cansaço logo vem. 


Mas, é um cansaço tão bom…é a canseira que eu mais amo! Quando você volta pra casa, muitas vezes, precisa férias das suas férias…hahaha acontece…



NEM TODOS OS DESTINOS SÃO COMO VOCÊ IMAGINA


É por esse motivo que eu sempre digo para deixar o lugar te surpreender e não ficar tão apegado a um roteiro. Porque se você nunca foi a esse lugar e monta um roteiro para seguir, ao chegar, pode se frustrar ou se surpreender. 


Seja flexível, se gostar mais de um determinado local, fique mais tempo, aprecie, viva o momento, desfrute…


Se foi a um lugar que não era o esperado, vá para o próximo, mas tenha espaço no seu roteiro para deixar o local te surpreender. Conhecer pessoalmente um local é muito mais excitante do que ficar fazendo mil planejamentos antes, porque a experiência fica fria, sabe, em modo automático. SINTA o local! Sua alma vai agradecer!



VOLTAR PARA CASA É UM MISTURA DE SENTIMENTOS


Sim, uma mistura louca de sentimentos, ainda mais quando você gosta do local e se conecta. Uma mistura de alegria, de depre, de irritação, de querer voltar para o local, você demora para voltar a sua rotina…é reconfortante e desafiador ao mesmo tempo.


Isso porque a viagem te transforma. Ao voltar, você não é mais o mesmo que foi…


Bom, essas são algumas verdades que só conhecemos quando viajamos. Cada viagem traz algo de especial na gente, mexe lá dentro, e só podemos descobrir isso, quando nos permitimos ser tocados pelo destino.


Se não, foi apenas uma viagem onde você “existiu” no lugar por alguns dias e não “viveu” a experiência como deveria viver. Fui profunda, eu sei, mas fui verdadeira!


Lá no meu insta tem mais dicas! Aproveita e já me segue @laisvanessaoficial





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS