BUENOS AIRES DO TURISMO E DA PESCA

Um percorrido pela capital portenha que você não imaginava

Por Laís Vanessa - 08/08/2024 em Notícias / Turismo - atualizado em 08/08/2024 as 10:37

Quem me acompanha na Fish TV e nas minhas redes sociais @laisvanessaoficial (aproveita e já segue), sabe que eu estive durante quase um mês em Buenos AiresArgentina.


A capital portenha reserva muitas surpresas e muitas delas você nem imagina. Diferente das rotas tradicionais que todos os turistas fazem, eu fui buscar o desconhecido e desbravar coisas que não são tão comuns à primeira vista por um turista tradicional.


Mas, como somos diferentes e gostamos de aprender e conhecer coisas novas, explorei e fui a fundo na cultura desta capital charmosa que respira turismo e é claro, a pesca esportiva.


E voltei, cheia de dicas para compartilhar com vocês, obviamente.




POR QUE BUENOS AIRES?


O movimento de brasileiros pela capital é enorme. Por todas as ruas que você caminha, escuta português. É uma das cidades mais cosmopolitas.


Você encontra russos, venezuelanos, gente da Bolívia, Estados Unidos, Canadá...Então, eles já estão acostumados a viver entre tantos estrangeiros que fizeram da Argentina sua casa.


Meu objetivo foi aperfeiçoar o meu espanhol. Afinal, vocês merecem que eu entregue um trabalho cada vez melhor, e isso inclui a minha comunicação pelos países de língua espanhola, e nada melhor do que aprender e aperfeiçoar um idioma no local nativo do idioma e ainda turistando!




ACADEMIA BUENOS AIRES PARA BRASILEIROS


Passei três lindas semanas estudando na Academia Buenos Aires, que fica localizada bem no microcentro portenho, a alguns metros da Plaza Mayo, onde está a famosa casa Rosada. Tudo muito bem localizado.


As aulas incluíam atividades culturais, passeios turísticos, aulas de cinema argentino com vinho e empanadas, (clássico e amo), tango que você pode adquirir com eles, encontros de mate, dúvidas gramaticais...e uma infinidade...


Praticamente o dia todo, entre aula e atividade extracurricular, que está incluso na academia. Ou seja, encontrei o ambiente perfeito para aprender e ainda aprender turistando.


Inclusive, já deixo essa dica caso você queira aprender espanhol. Você pode começar em qualquer segunda do ano, eles são muito flexíveis e recebem super bem o público do Brasil.




TURISMO PELA CIDADE


A cidade é plana, então você pode caminhar quilômetros em um dia e nem percebe. Eu nunca caminhei tanto na vida. Mas amei descobrir cada cantinho diferente e longe dos locais lotados de turistas.


Porque eu queria ter uma vivência portenha, bem Argentina, e inclusive é o que eu recomendo.


Porque se você for somente nos lugares super badalados, vai encontrar somente brasileiros, estrangeiros e quase nada de Argentinos. E, quando se está em um país, para conhecer a alma e sua essência, é preciso ir onde as pessoas locais também vão. Só assim poderemos dizer que de fato, conhecemos o país.


Então, além dos pontos turísticos clássicos, reserve também dias para conhecer o desconhecido. Além dos palacetes com visitas guiadas, casa Rosada, Museus, Cemitério da Recoleta, a biblioteca mais famosa do mundo El Ateneo, (que mal dava para se mexer de tanta gente, mas é lindo), Teatro Colón, Puerto Madero, parques de Palermo...há ainda uma infinidade de lugares para conhecer que não caberiam somente nesse texto. Eu compartilhei algumas coisas no meu insta, vai lá conferir!


E continue lendo aqui, porque tem muita coisa nas próximas linhas, inclusive dica de pesca!




ONDE FICAR?


Vai depender da experiência que você quer ter. Eu fiquei em San Telmo, um bairro super conhecido por sua noite, bares, e no microcentro, porque era perto do meu curso e podia ir caminhando todos os dias. Mas vou listar aqui alguns bairros que você pode se hospedar.


SAN TELMO - No microcentro portenho, perto de tudo, você pode ir caminhando até Puerto Madero e outros atrativos da cidade, porque fica no centro de tudo. Inclusive nos domingos tem a famosa Feira de San Telmo, na calle Defensa, das 10h até às 18h.


Não deixe também de visitar o Mercado San Telmo. É um bairro histórico, com diversos prédios que são patrimônios, então tem muita arte, cultura, antiguidade, igrejas lindíssimas...um ótimo lugar para ficar e seguro também.


MONTSERRAT - Ao lado de San Telmo. Dentro do microcentro. Fica bem no agito de Buenos Aires, um bom lugar para estar perto de tudo ao mesmo tempo.


PORTO MADERO - A zona mais nobre e nova da cidade. É uma outra Buenos Aires, aqui os prédios são modernos, com vista para o porto, para quem gosta de vista bonita, aqui você vai encontrar. Há muitos restaurantes e bares.


É uma zona mais cara, porque é mais “chique”, entendeu? Um pouco mais longe do centro e dos palacetes tradicionais que tanto amamos, mas igual se você estiver disposto, pode ir caminhando (mais longe), pegar uber ou um subte.


PALERMO - Lindo bairro. Fiquei apaixonada quando conheci. Para chegar até o centro é preciso pegar um transporte. Mas, não é tão longe.


Em 20 minutos você já está no centro, se for de carro, de subte é ainda mais rápido, porque não pega trânsito. Palermo está dividida entre Palermo Hollywood, Soho, Chico, Viejo, mas tudo é Palermo.


São apenas zonas com propostas diferentes, dentro do mesmo bairro, mas você pode ir caminhando entre uma e outra. O Soho é onde se concentra mais os bares e o Hollywood as produtoras de vídeo, televisão, e também muitos bares.


Além disso, fica bem próximo a La Rural, local onde ocorrem várias feiras e eventos.


RECOLETA - Chique, tradicional, antigo. Uma zona também um pouco mais cara devido ao seu luxo com cara de realeza. Aqui fica a famosa faculdade de Direito e o cemitério de Recoleta, onde está o túmulo da Evita Perón.




QUANDO IR?

Buenos Aires recebe turistas o ano todo, mas no inverno, tem as férias de inverno escolares, então, além dos turistas de outros países, tem também um forte turismo interno, onde outras províncias visitam a capital, até porque são ofertados um grande número de atividades, muitas gratuitas, para as crianças. Caso você não queira uma Buenos Aires tão lotada, vá em outro mês.




A PESCA ESPORTIVA


Quem diria que no meio da agitação de Buenos Aires, haveria pesca? Não a pesca em si, na verdade, mas aulas de pesca sim!


Eu fiz aulas de fly fishing, com uma lenda dessa modalidade na Argentina, que introduziu o fly, o Daniel Colnaghi. As aulas ocorrem nos finais de semana, em Palermo, no famoso planetário, das 11 até as 13h durante o inverno. No verão os horários mudam por conta do calor.




Daniel te ensina todos os movimentos e te prepara para a pesca de fly, seja onde for. Aqui você encontra um grande número de pescadores e no parque há ainda um lago onde eles praticam.


E caso, você queira colocar seus ensinamentos em prática, em apenas 40 minutos da capital, você já encontra pontos de pesca no Rio de la Plata.




BUENOS AIRES ESTÁ CARA?



Diferente das províncias a qual costumamos ir, sim, Buenos Aires tem um valor mais elevado. É turístico!


Como um amigo portenho me falou, aqui é como se fosse a Ipanema do Rio de Janeiro, a Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, então sim, os preços são mais elevados.


Mas, de qualquer forma, ainda compensa muito. Porque nossa moeda é o real. Então, mesmo que seja ainda mais caro, não é caro, entende?


Obviamente que se você for em um restaurante para turista, mega conhecido, vai pagar caro, mas se você for em um restaurante de igual ou superior qualidade, em um bairro, mas não tão conhecido, vai pagar muito barato. São escolhas e experiências.


Mas, não saia por aí acreditando em tudo que você vê na internet. Eu vi vídeos falando que os preços nas farmácias eram super caros, e eu fui conferir e não era nada disso. Ao contrário, fiz uma compra que no Brasil sairia mais de 50 reais e lá saiu por menos de 20.


Para sua viagem ser mais econômica, compre em locais que não são feitos para turistas, entende? Por exemplo, há lojas de lembrancinhas para turistas, são caras. Inclusive em algumas delas o atendimento é todo brasileiro.


Obviamente tem coisas lindas. Mas, o mesmo item você encontra em feiras de artesanato pela metade do preço. Conseguiu entender? Por isso que digo para você explorar uma Buenos Aires além de um turista tradicional.




UBER E TÁXI

Diferente da má fala que esses serviços tem, eu te digo, que você pode pegar uber tranquilamente. Muitos táxis se tornaram uber. Pelo aplicativo, eu indico você trocar para pagar em efetivo (dinheiro). Os motoristas de aplicativo costumam ser muito solidários e simpáticos. Pode pegar bem tranquilo, inclusive saindo do aeroporto.




DICA EXTRA


Já que você está em Buenos Aires, aproveite para visitar Tigre! Há agências de turismo que oferecem esse serviço para turistas tradicionais. Mas, se você for um explorador, vai gastar muito menos indo de subte.


Em apenas uma hora e com menos de 40 reais, você vai até Tigre, faz o passeio de barco guiado pelo Delta, e volta para a Capital. Aproveite para passar o dia por lá e fazer compras, os preços lá são muito bons!


Então, eu não disse que Buenos Aires pode surpreender e que aqui também é lugar de pesca?


Da próxima vez, vou pescar e conto como foi!


Enquanto isso, se tiver dúvidas sobre Buenos Aires pode me chamar no insta que te ajudo, ok? Até!





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS