Em Farroupilha, na Serra Gaúcha, estão localizadas duas unidades de produção da Soprano, uma empresa que completa 60 anos de história. Em agosto de 1954 surgiu a iniciativa do negócio por meio de Silvino Agnesi. Na época, o empreendimento surgiu com a fabricação de gaitas e acordeões e, dessa forma, marcou uma geração de apaixonados por música. Mais tarde, com a entrada da guitarra elétrica, a Soprano sofreu mudanças: deixou de lado os instrumentos musicais e partiu para o mercado de fechaduras residenciais, que começaram a ser produzidas em 1982.
Além da área da construção civil, a empresa inovou em outros segmentos, como o de hidráulica, de materiais elétricos e de utilidades. Esse último é mais recente, surgiu em 1997. "A divisão de utilidades nasceu através de um desejo: estar presente na vida dos nossos consumidores, tanto quando eles estão em casa ou no trabalho. Pensando nisso desenvolvemos essa linha de produtos, que não são apenas itens que vão à mesa, ao escritório e ao campo. São produtos que mantém a temperatura dos alimentos", ressalta Simone Colombo, coordenadora coorporativa da divisão de utilidades.
A linha tem cerca de 350 itens. O primeiro item fabricado foi o termoprato, conhecido popularmente como vianda. Além disso, a empresa fabrica outros produtos que são parceiros quando o assunto é atividade ao ar livre, como no caso de pescarias. O destaque é o lançamento de uma linha de caixas térmicas. Assista a reportagem e saiba mais sobre as características dessa novidade e, ainda, fique por dentro de como funciona o trabalho da empresa.