Nesta quinta-feira (05) durante a cerimônia de abertura da 4ª Feira Internacional da Pesca Esportiva (Feipesca), em São Paulo, o Ministério do Turismo assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura com o objetivo de fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à pesca.
Na cerimônia, o guia de pesca Antônio Sanches recebeu simbolicamente, das mãos do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, uma placa representando a Carteira de Condutor de Pesca. A regulamentação da profissão aconteceu no inicio deste ano e atende a uma antiga reivindicação da categoria, que representa um passo fundamental para os guias de pesca.
Um plano de ação deve ser desenvolvido nos próximos 30 dias, afim de propor estratégias para estruturar destinos de turismo de pesca no país, eventos e valorizar profissionais que atuam no segmento. Além de estimular o consumo de produtos aquícolas, pesqueiros nacionais e valorizar as comunidades que vivem da pesca.
"Ganham os turistas, ao experimentar a pesca esportiva ou um bom pescado fresco; os pescadores, com o aumento da demanda; e o país, com o desenvolvimento econômico e a inclusão social", afirmou Alberto Alves, na ocasião representando o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O MTur e MPA já haviam firmado um acordo de participação conjunta em eventos e reconhecido o trabalho do condutor de pesca como atividade catalogada pelo Cadastro Brasileiro de Ocupações.