A partir de julho a torre de observação climática Atto (Amazon Tall Tower Observation), passará a ser utilizada para analisar as mudanças no clima da região amazônica. A construção está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), em Uatumã, a 150 quilômetros de Manaus. O objetivo da torre é medir os impactos das mudanças climáticas globais nas florestas da Amazônia.
A torre vai captar dados sobre calor, umidade, gás carbônico, ventos, formação de nuvens e padrões climáticos, observando as relações entre a floresta e a atmosfera. Além disso, também servirá para pesquisas inéditas sobre química atmosférica.
O empreendimento é o primeiro do tipo na América do Sul, sendo quatro vezes mais alto do que a atual torre de observação do Inpa, que tem 80 metros. A Torre Atto deve funcionar ininterruptamente de 20 a 30 anos. Outras quatro torres menores devem ser construídas na região, para auxiliar na coleta de dados.
O projeto é realizado pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) em conjunto com o Instituto Max Planck, da Alemanha e conta com a participação de outras instituições.