No último dia 4 de agosto, a empresa canadense AquaBounty, responsável por desenvolver o salmão modificado, anunciou a venda de cerca de 4,5 toneladas do produto a consumidores do país.
Esta é a primeira vez em que um animal geneticamente modificado foi comercializado como comida no mercado aberto. A AquaBounty levou mais de 25 anos para conseguir realizar a venda. Foi uma longa e dura batalha, tanto com os sistemas regulatórios, quanto para ganhar a aceitação do consumidor.
O peixe, uma variedade do salmão do Atlântico (Salmon salar), é geneticamente modificado para apresentar um crescimento mais rápido, atingindo o tamanho de mercado em cerca da metade do tempo do que a espécie natural - por volta de 18 meses. O peixe foi cultivado em pequenos tanques no Panamá, e a ideia é aumentar a produção na ilha de Prince Edward, no Canadá, onde as autoridades deram sinal verde para a construção de uma instalação em junho. A empresa aguarda agora a concordância dos órgãos reguladores dos EUA para começar a produção no país.
E você o que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários!