O deputado estadual Beto Pereira reapresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei que proíbe, pelo período de oito anos, o embarque, a captura, a comercialização, o transporte, o processamento e a industrialização do dourado (salminus brasiliensis ou salminus maxillosus) nos rios de Mato Grosso do Sul. Em junho de 2017 houve o arquivamento dessa matéria, com um voto de desempate que rejeitou a proposta.
O PL não proíbe a modalidade pesque e solte por conta do caráter responsável da pesca esportiva, que tem na essência a devolução de toda captura para a água. Caso aconteça a aprovação pela Assembleia Legislativa, a ideia é que esse período de oito anos de proibição ajude a aumentar a população de dourados nos rios.
De acordo com o deputado, nessa semana o PL começa a tramitar e passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa. Assinam como autores da proposta os deputados Paulo Corrêa, Marcio Fernandes, Mara Caseiro, Professor Rinaldo, Lidio Lopes, José Carlos Barbosa, George Takimoto, Eduardo Rocha, Felipe Orro, Renato Câmara e Enelvo Felini.