A prefeitura de Uberlândia, na tarde do último dia 9 de novembro, realizou a soltura de mais de 4.000 peixes no rio Araguari. O objetivo é despertar a consciência ambiental da população e contribuir com a biodiversidade. Os novos exemplares têm entre 12 e 15 cm, podendo chegar até os 50 cm e são da espécie pacu-caranha.
Nos últimos anos foi registrada uma queda populacional dessa espécie por conta de diversos fatores, por isso a ação de soltura foi realizada justamente para que haja a procriação desse peixe nas águas da região. A secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves, explicou que o projeto teve início em janeiro desse ano, quando foram adquiridas larvas do pacu-caranha. Elas foram criadas até o tamanho ideal de soltura e adaptadas para a vida na natureza.
A secretária destaca também o caráter educativo das ações do chamado "peixamento". "Esse é um projeto educativo. Na verdade, a gente quer mobilizar a sociedade de que todo mundo pode fazer a sua parte. A prefeitura de Uberlândia está fazendo a parte dela", destaca. A soltura dos peixes aconteceu próxima à barragem de Capim Branco e teve auxílio da Polícia Militar de Meio Ambiente.
O "peixamento", como é popularmente conhecido, também foi acompanhado por estudantes, professores e pescadores. Ainda existem mais peixes para serem soltos nas águas da cidade, com novos eventos programados. Dia 23 de novembro haverá uma ação no rio Tijuco e, novamente, no rio Araguari.