Por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada na semana passada, a espécie Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) foi adicionada na lista de espécies que estão em perigo de extinção. É importante lembrar que, no Brasil, peixes ameaçados de extinção têm a sua pesca proibida.
A lista oficial conta, também, com espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira que possuem algum risco de serem extintos.
Porém, a portaria deve entrar em vigor num prazo de 180 dias. Alguns especialistas reforçam que já existem medidas restritivas para a captura do pintado, como tamanhos mínimo e máximo.
A lista do MMA também teve retiradas de espécies, como a tartaruga-verde, encontrada ao longo de diversos locais no litoral do Brasil e que faz desova, principalmente, em ilhas oceânicas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a exclusão da tartaruga-verde é resultado de um esforço de conservação de mais de 40 anos, como a criação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (TAMAR/ICMBio), lembrando a importância de cuidar e de preservar todas as espécies.
O processo avaliativo para que a lista fosse produzida, foi conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando avaliou 8.537 espécies de fauna até maio de 2021. A previsão é que este número chegue a 15 mil até o final deste ano.
para comentar