Cerca de 20 toneladas de lixo foram retirados das margens da represa de Barra Bonita, no Rio Tietê, em uma ação do Grupo Ambiental de Botucatu. O projeto contou com a ajuda de cerca de 100 pescadores, e o apoio da prefeitura local e da Polícia Ambiental do estado de São Paulo. O material recolhido foi levado para a Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu e passa por uma triagem.
Os pescadores da região usaram barcos e redes para recolher o lixo. O volume reciclável será convertido em renda para os pescadores, que nessa época do ano são proibidos de exercer a atividade por causa da piracema. Uma parte do lixo já rendeu cerca de 30 toneladas de material reciclável.
Os detritos, na maior parte são de garrafas PET, isopor, plásticos e outros materiais, que podem demorar anos para se decompor. Eles são carregados pela água da chuva para o rio Tietê, e acabam sendo levados até a represa, a 200 km da capital, onde são contidos pela barragem de Barra Bonita.
A coleta do lixo durou 15 dias e pode ser retomada quando ocorrerem chuvas na Região Metropolitana de São Paulo. As comunidades ribeirinhas são conscientizadas da importância de preservar o rio e têm oferecido apoio à ação de limpeza.