Festa para os pescadores esportivos da região do Pantanal! Após um grande período de seca e níveis bem abaixo do normal, a pesca esportiva volta a ser tema dos assuntos mais comentados na região.
Foram quatro anos de poucas chuvas e seca intensa, mas agora, o Pantanal comemora a a chegada de fortes chuvas que encheram os seus rios. O primeiro semestre do ano de 2023 foi de muita água, o que era esperado pro todos há anos, e agora a produtividade dos rios está em alta.
O Rio Paraguai, um dos mais famosos do país na pesca esportiva, por exemplo, teve o seu maior nível em cinco anos, superando 5,36m. Mas esse processo ainda está acontecendo. Em algumas regiões do estado, há locais com o nível abaixo do normal, o que deve normalizar em poucos meses.
A previsão é de que todo o estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul aumentem a produtividade em relação à pratica do pesque e solte, após a volta de baías e campos inundados em vários locais.
Há dois meses ainda tivemos o fim da piracema, exatamente quando os níveis começaram a subir. Isso ajudou, e os peixes, bem como o seus ovos, foram levados pelo rio para campos inundados. Assim, além de ter um local para se abrigar, esses animais puderam ter o alimento necessário.
Agora, com as cheias dos rios, as espécies vão conseguir manter populações maiores, favorecendo a pesca esportiva. Com mais água, vão existir mais pontos para captura dos exemplares.
Aliás, o período é considerado um dos mais favoráveis para a prática do esporte na região.
para comentar