Uma agradável visita ao litoral paulista aconteceu na semana passada. Um peixe-lua, espécie considerada uma das maiores do planeta, foi visto na praia de Guaratuba, em Bertioga, litoral de São Paulo.
Nas imagens, feitas pelo fotógrafo Rafael Mesquita, o peixe aparece rodeado por um grupo de golfinhos-pintados-do-atlântico na superfície das águas, em uma bela imagem.
Bela imagem do peixe-lua captada pelo fotógrafo. Foto: Reprodução / Instagram @rafa.mesquita.
Rafael é fotógrafo de natureza, apaixonado por captar momentos como esse. Porém, além da beleza, essa aparição pode virar boas notícias para o meio ambiente.
De acordo com biólogos, o peixe-lua vir até a superfície traz benefícios ao ecossistema, já que outros animais se alimentam de seus parasitas.
Com um formato oval que remete à lua, o peixe-lua é um animal tranquilo, de grande porte, que habita áreas próximas a ilhas oceânicas, o que o torna raro nas praias, podendo alcançar mais de 2,80m de uma nadadeira à outra.
Peixe-lua pode chegar à medidas gigantescas. Foto: Reprodução / NSC Total.
Essa espécie é, na verdade, uma das maiores e mais pesadas entre os peixes ósseos do planeta. Em 2021, um peixe-lua foi encontrado morto em Portugal e reconhecido como o maior peixe ósseo já documentado pela ciência, pesando mais de 2.700kg.
para comentar