Estampada nas notas de 100 reais, a garoupa é um dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Para evitar o desaparecimento da espécie, campanhas para respeitar o defeso, ou seja, o período que proíbe a pesca para a reprodução dos peixes, têm sido desenvolvidas. A Associação Ambientalista Terraviva (ATEVI) é uma entidade que levanta essa bandeira.
O período de defeso das garoupas está estabelecido pela Portaria IM 41/2018 para proteger os peixes nesse período crítico de seu ciclo reprodutivo. Iniciada em 1º de novembro e se estendendo até 28 de fevereiro de 2019, a Portaria garante uso responsável de recursos marinhos, buscando a preservação ambiental.
Entre 2013 e 2015, a ATEVI executou o Projeto Garoupa, com apoio da Petrobras, que tinha o objetivo de conscientizar a comunidade de Ilhabela, São Paulo, sobre o perigo da extinção da espécie, auxiliando no desenvolvimento de tecnologias para a produção de alevinos da garoupa-verdadeira.
No momento, a ATEVI está com uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar fundos para financiar o Projeto Garoupas ao Mar, que pretende fazer um trabalho de repovoamento da espécie, devolvendo milhares alevinos aos mares.
para comentar