Um filhote de peixe-boi-da-amazônia (Trichecus inunguis) foi resgatado no último sábado em um afluente do rio Madeira, em Manicoré, no estado do Amazonas. O animal foi encontrado pela manhã por pescadores, enrolado em uma rede de pesca. O filhote é o primeiro peixe-boi resgatado vivo no estado este ano.
O filhote, um macho provavelmente recém-nascido, pesando 12 Kg, foi encaminhado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manicoré e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Após foi encaminhado até a capital do estado, onde foi entregue aos cuidados da Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa) e ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Por ano, em média o Inpa recebe cerca de oito animais, que geralmente se perderam ou tiveram as mães mortas por pescadores.
A saúde do filhote de peixe-boi resgatado é boa, porém ele está muito estressado, segundo avaliação feita por veterinários do Inpa. O pequeno foi alimentado com leite especial, sem lactose e colocado em um tanque. Ainda nesta semana, os pesquisadores irão colocá-lo junto de uma fêmea, na esperança de que ela adote o recém-nascido.