Hoje, dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Porém, neste ano, o seu dia caiu no pior cenário possível.
O dia da Amazônia foi criado para destacar a sua importância, comemorando a sua força e conscientizando sobre os desafios enfrentados. O principal objetivo do dia de hoje sempre foi promover a proteção e a preservação da Amazônia, que desempenha um papel crucial na regulação do clima global, na biodiversidade e na cultura de povos indígenas e comunidades locais.
Mas agora, em 2024, não se tem nenhum clima que chegue a algo parecido com uma "comemoração".
Amazônia passa por uma situação extremamente crítica. Foto: Reprodução / Climate Policy.
Isso porque o bioma está sofrendo! Somente neste ano, foram mais de 63 mil focos de foco por lá. As secas dos rios da região também são recordes, com locais chegando a incríveis 4 centímetros de nível.
Segundo informações do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ, mais de 3 milhões e meio de hectares já foram queimados na Amazônia, com a maior área de incêndio desde que se começou a fazer esse tipo de monitoramento.
São mais de 63 mil focos de fogo registrados neste ano. Foto: Reprodução / InfoAmazônia.
Além dos problemas gerais causados no bioma, a fumaça das queimadas também se espalha pelo país inteiro, piorando a qualidade do ar e trazendo perigo à saúde respiratória dos brasileiros.
A situação só deve melhorar, pelo menos um pouco, quando uma boa quantidade de chuva começar a cair pela região. O que pode demorar.
A importância da Amazônia para o mundo
Amazônia possui uma fantástica biodiversidade. Foto: Reprodução / Amazônia.Exame.
A Amazônia desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio climático global e na preservação da biodiversidade. Sua importância vai além das fronteiras do Brasil e dos países sul-americanos que a abrigam, influenciando a vida em todo o planeta.
O bioma possui uma vasta quantidade de árvores que acabam absorvendo grandes quantidades de dióxido de carbono, o CO2, da atmosfera. Esse processo ajuda a reduzir as mudanças climáticas, diminuindo a concentração de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.
Além disso, a floresta influencia padrões de chuva e umidade, tanto localmente, quanto globalmente. Ela regula o ciclo hidrológico ao liberar vapor d'água na atmosfera, que eventualmente forma nuvens e chuvas.
Rios amazônicos têm um papel fundamental na parte hidrológica do planeta. Foto: Reprodução / Amazônia2030.
Sem a Amazônia, a intensidade e a distribuição das chuvas poderiam ser drasticamente alteradas, afetando ecossistemas e a agricultura em várias partes do mundo.
Outro aspecto de extrema importância na Amazônia é sua biodiversidade. Este bioma abriga, aproximadamente, um terço das espécies de plantas e animais conhecidas no planeta.
Além dos aspectos ambientais e culturais, o bioma oferece recursos naturais essenciais, como água e minerais, que são cruciais para o desenvolvimento econômico.
O futuro da Amazônia: o pós-queimadas de 2024
Situação na Amazônia precisa melhorar urgentemente. Foto: Douglas Mano / AFP.
A Amazônia está enfrentando um período crítico com queimadas e secas recordes, o que levanta sérias preocupações sobre seu futuro.
O aumento na frequência e intensidade desses eventos extremos é um reflexo das mudanças climáticas e da pressão contínua da atividade humana, como desmatamento e exploração econômica. Se essa tendência persistir, o futuro do bioma pode ser profundamente comprometido.
A perda de vegetação reduz a capacidade da Amazônia de absorver CO2, criando um ciclo vicioso que pode intensificar as mudanças climáticas. As secas, por sua vez, afetam seriamente o ciclo hidrológico da região.
Secas dos rios na Amazônia são extremamente preocupantes. Foto: Daniel Beltrá / Greenpeace.
Esses acontecimentos prolongados enfraquecem ainda mais a vegetação, a deixando mais suscetível a incêndios, diminuindo a capacidade de regeneração da floresta.
Se essas condições adversas continuarem, a Amazônia pode chegar à uma situação irreversível, onde a degradação se torna tão intensa que a floresta pode se transformar em algo parecido com uma savana ou, apenas, como um grande campo aberto.
Enfrentar esses desafios requer uma abordagem global integrada que combine esforços para a conservação da floresta, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e o combate às mudanças climáticas.
A AMAZÔNIA PEDE SOCORRO!
Dia da Amazônia precisa ser usado como conscientização. Foto: Miguel Monteiro / Instituto Mamirauá.
Que o dia de hoje seja usado para relembrar a importância do bioma para a vida no nosso planeta e que o ser humano saiba, cada vez mais, proteger a nossa natureza!
para comentar