O dourado, o rei do rio, vem sendo pauta constante no Mato Grosso do Sul. Isso porque, inspirado por Corumbá, onde a lei de cota zero do dourado é válida, Aquidauana e agora Anastácio lutam para que a mesma regra seja implantada nos seus municípios.
Aquidauana já deu seus primeiros passos e, agora, Anastácio. Na terça-feira, dia 6 de dezembro, foi lido o projeto na sessão da Câmara de vereadores e agora vai para as comissões para ser analisado e depois entrará em votação. A tribuna livre teve a participação de Marcelo Gomes, que atua como marketing do Passo do Lontra Parque Hotel, que explanou os benefícios de um projeto como esse. A sessão também contou com a participação de Carlos Milan, Presidente da Associação de Pescadores de Anastácio, que argumentou sobre os efeitos dessa ação caso a lei seja, de fato, aprovada.
Para o autor do projeto, o vereador Robson Pertile, essa lei vai garantir a preservação ambiental na região, já que Aquidauana, cidade vizinha, também se encaminha para validar essa diretriz em prol do meio ambiente.