Lançada em outubro pela ONG WWF-Brasil, a campanha "Adote uma Espécie" ganhou este mês dois animais brasileiros, o boto-cor-de-rosa e a arara-azul, ambas ameaçadas de extinção. A campanha também conta com o urso panda, e tem como objetivo conscientizar e proteger as espécies ameaçadas, preservando o ambiente em que vivem.
A arara-azul é a maior arara do mundo, pode chegar a um metro de comprimento. A estimativa é de que existam cerca de 6.500 araras-azuis, sendo que 5.000 só na região do Pantanal. Vítima do comércio ilegal de animais e a destruição de seu habitat natural, a ave está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
O maior golfinho de água-doce, o boto-cor-de-rosa possui poucos dados populacionais o que torna mais difícil saber se está em risco de extinção. Porém uma dr suas maiores ameaças, é a pesca da piracatinga (Calophysus macropterus), que usa a carne do boto como isca. Estima-se que cerca de 600 botos são mortos por ano no Brasil dessa forma. Outra ameaça é a construção de hidrelétricas nos rios amazônicos.
A campanha, por meio de doações, apoia programas que atuam com os animais ameaçados, além de custear o trabalho em defesa da expansão dos habitats protegidos e a redução dos impactos humanos no ambiente natural.