Um projeto de lei promete revolucionar a cidade de Aquidauana. O dourado pode estar prestes a ser proibido de ser capturado e usado para qualquer outro fim, que não seja o pesque e solte, no município.
O vereador autor do projeto Wezer Lucarelli do PSDB diz ter se baseado em uma lei já existente na cidade de Corumbá. De acordo com ele, a medida proposta, por um prazo de oito anos, visa à proteção do peixe, a fim de recuperar a espécie nos rios do município.
"Na realidade queremos agregar valor a politica voltada ao meio ambiente, demonstrando que uma espécie de peixe ao sei deixada viva, acaba desenvolvendo renda através da indústria do turismo, pois o peixe no final da história, será o grande pescador de turistas para a nossa região", reforça o vereador.
Segundo a lei, apenas a modalidade de pesque e solte será permitida. "Achei que iria enfrentar resistência, mas até agora obtive muitos apoios", conta.
O projeto foi lido na sessão da Câmara de Vereadores de Aquidauana e encaminhado para avaliação das comissões internas. Após esse trâmite, o projeto deve ser colocado para votação até o dia 15 de dezembro. Se aprovado e sancionado pelo prefeito, entrará em vigor a partir do dia 01 de janeiro de 2017.