Tucunaré Pinima de 74cm de Kid Ocelos é Recorde Brasileiro no Fly

Grande referência na modalidade, Kid capturou o exemplar em julho deste ano, no Rio Sucunduri, na Amazônia. Troféu é recorde oficial da categoria na BGFA.

Por Marcelo Telles - 27/08/2024 em Notícias / Geral - atualizado em 27/08/2024 as 16:03

Não tem como negar. Quando pensamos em Fly Fishing, pensamos em Kid Ocelos! Grande referência na pesca com mosca, agora ele também vai ser lembrado quando olharmos para os recordes brasileiros da categoria na BGFA Recordes.


No dia 24 de julho deste ano, Kid estava no Rio Sucunduri, no Amazonas, fazendo o que já está bem acostumado: curtindo um bom dia de pesca e capturando belos tucunarés no fly, durante uma operação da Sucunduri Amazon Fishing Lodge.


Só que um desses exemplares ganhou destaque nacional! Kid capturou um belíssimo tucunaré pinima (Cichla pinima) de 74 centímetros, o que representou o maior exemplar já registrado na categoria! O recorde anterior era um exemplar de 62 centímetros, capturado pelo pescador Daniel Pires.


Com isso, o exemplar de Kid Ocelos é Recorde Brasileiro no Fly Fishing Absoluto Masculino!


Foto: Arquivo Pessoal (Kid Ocelos). 


O equipamento utilizado pelo pescador foi uma Vara ECHO EPR #08 - 9’0”, Carretilha/ECHO BRAVO 7/9, Isca Streamer branco com cinza – anzol 2/0 e Linha WF8I Warmwater Predator Speciality Series - leader 50 lb.


A BGFA Recordes, órgão oficial que reconhece os recordes capturados no mundo da pesca esportiva (considerando apenas o pesque e solte), fez a publicação do recorde de Kid hoje pela manhã. Com a publicação, a BGFA destacou um relato do Kid sobre a captura:


“Era fim da tarde em uma ressaca do rio Sucunduri, acima da pousada, cerca de 40 minutos de distância, após termos visto alguns peixes grandes e ativos. Vale ressaltar que o nível do rio estava um pouco alto e o peixe pouco ativo. Arremessando a cerca de 4 metros da margem, buscando varrer a linha do primeiro drop off e com trabalho lento, o bicho bateu e nadou para o meio. Após cerca de 2 minutos e umas 3 esquivadas do puça do Daniel, meu guia, embarcamos o peixe. Eu nunca corri atrás de recordes, e acabei topando com esse que se tornou o primeiro peixe cima de 70 cm da temporada 2024 da pousada e o maior capturado no FlyFishing pela operação”, comentou Kid.


Foto: Arquivo Pessoal (Kid Ocelos). 


Mas, com toda certeza, se tratando do grande Kid Ocelos, fomos trocar uma ideia direta com ele para saber mais sobre essa grande conquista. Bem emocionado, ele respondeu as perguntas e detalhou como foram esses momentos marcantes.


Confira a entrevista.



Como estava sendo essa viagem?

“Eu estava na pousada Sucunduri Amazon Finshing Lodge devido ao convite dos amigos proprietários, que gostariam de que eu fosse conhecer. E já era um rio que habitava meus sonhos... Depois de um plano bem traçado com eles, lá estava eu, naquele fim de tarde, de frente pra uma NAVE!”



Como foi o momento da captura desse recorde?

“Era fim de tarde do terceiro dia, e la estávamos em um lago de ressaca, um lago com uma entrada grande, arremessos não muito longos, trabalhando a faixa de drop off (barranco submerso), linha intermediaria WF8I, que afunda a ponta, e um Streamer (imitação de peixinho forrageiro), trabalho lento e BUM! Tava manhoso e nadou pro meio do lago, aí foi só alegria! Quando boiou, eu vi que era grande! No primeiro rebojo já deu pra ver que lá vinha bomba! Mas briga curta, 2 minutinhos e bum!”



Foto: Arquivo Pessoal (Kid Ocelos). 


Qual foi o momento em que você percebeu que aquele peixe que você estava capturado poderia ser um recorde nacional?

“AÍ É QUE TÁ! EU NEM ME LIGUEI DE NADA! Sabia que a Pousada tem a brincadeira de dar um troféu (isca) de presente pra quem pega um peixe acima de 70 centímetros. E aÍ, quando eu falei para um dos donos da pousada que peguei um de 74cm, ele disse: ‘esse ai é o maior do Fly aqui’. Eu já tava louco, e em uma das escalas voltando para o Rio Grande do Sul, mandei uma mensagem para o Dick, amigo da BGFA, e disse ‘olha aí, finalmente usei a tua régua’, e ele respondeu: 'É RECORDE!' Aí eu pirei, pois foi exatamente como eu penso que tem que ser um recorde... UMA CASUALIDADE DO DESTINO QUE CRUZA A TUA MOSCA!”.



Quando você se deu conta, qual foi a sensação?

“Na verdade, eu sempre olhei a ideia de pegar o GIGANTE de minha vida, isso é natural em um pescador… Mas daí a chegada da BGFA, que traz o BRASIL como regente do recorde em nossas águas, me deu uma animada e, mesmo assim, sempre falei pra galera: curta e divirta-se, cuide do meio em que tu pratica e fica de boa, que o troféu vai cruzar o seu caminho. E foi exatamente o que aconteceu! Eu estou bem agradecido e feliz, e certamente poder ver aquele monstro indo embora foi o máximo!”.


Foto: Arquivo Pessoal (Kid Ocelos). 


O que esse troféu representa para as suas próximas pescarias? Vai em busca de quebrar o próprio recorde?

“O que acontece é que evidenciamos a modalidade do Fly Fishing no cenário nacional dos recordes. Hoje, falando com um amigo importante da pesca esportiva brasileira, vi que os 12 centímetros de diferença foram grandes mesmo, e que venha o próximo! Temos muitos mosqueiros habilidosos que podem, neste momento, estar de frente com um troféu e, assim, enaltecer nossa ictiofauna, em especial os peixes esportivos, com o 'selo BRASILEIRO'! Isso é lindo! Quero, com isso, poder fortalecer o Fly nacional e pegar mais e mais, com o CUIDADO PRINCIPAL! A premissa de nosso esporte: cuidar e tratar bem o PEIXE! Sem ele, não rola nada e nós somos, apenas, COADJUVANTES!”.



A Fish TV parabeniza o grande Kid Ocelos!


Parabéns, Kid! Que venham muitos outros recordes! 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS