A notícia de que reformas poderiam fechar, por um determinado período, as pistas principais do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus-AM, começou a circular entre os grupos de empreendedores da área do turismo de pesca esportiva do Amazonas.
De acordo com os empresários preocupados, a citada obra fecharia as pistas do aeroporto, tanto para pouso, quanto para decolagem, no período de outubro até dezembro deste ano, entre 6h da manhã e o meio dia.
Isso poderia acabar afetando a prática da pesca esportiva no estado, visto que muitos turistas fazem suas conexões através do Aeroporto Internacional, que tem o seu pico de movimento, justamente, neste horário.
Os voos para os aeroportos menores precisam acontecer pela manhã, visto que muitos destes locais ainda não possuem iluminação adequada para pouso e decolagem durante a noite.
Com a possível paralisação das pistas, os empreendedores pediram auxílio ao deputado Comandante Dan (PSC). Comandante Dan aceitou o pedido e fez um apelo junto ao Governo do Estado do Amazonas e à Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.
O deputado alegou que a obra, acontecendo, iria ser realizada, justamente, em um dos principais períodos para a temporada da pesca esportiva no estado e que os turistas que desejam visitar as localidades mais afastadas necessitam de transporte aéreo.
Os empreendedores protestam contra as obras sem um diálogo prévio com os operadores turísticos, reforçando o prejuízo que isso poderia causar para a temporada 2023/2024 da pesca esportiva da região.
para comentar