Para quem acompanha o programa Alta Performance, da Fish TV, já sabe que Leo Arona é viciado em ir atrás de peixe grande. Durante os torneios que participa, por exemplo, ele costuma se alegrar quando pesca um grande azulão. Mas, agora, ele tem ainda mais propriedade para falar do assunto.
Leo Arona conseguiu a confirmação de que o seu tucunaré azul, pescado em Três Marias-MG, no final de 2023, é recorde mundial na categoria All-Tackle, que se baseia no peso do exemplar.
Nesse caso, o peixe em questão tinha 65cm e 4,990kg de peso, empatando no topo da lista dos recordes mundiais da categoria com um outro peixe homologado em 2020.
A homologação do recorde foi aprovada nessa semana pela IGFA, a International Game Fish Association, principal autoridade em atividades de pesca do planeta, que reconhece os títulos mundiais dos pescadores.
IGFA aprova homologação do recorde mundial. Foto: Reprodução / Instagram (@leo.arona).
Esse grande troféu foi capturado por Leo durante a operação Expedition Pesca Esportiva, do guia e instrutor de pesca esportiva Pedro Batemarque. Fomos conversar, diretamente, com o novo recordista mundial, para saber como foi a sensação de capturar e soltar um peixe dessa importância.
Leo Arona diz que participa de competições de pesca esportiva de tucunaré há, aproximadamente, 8 anos. É uma paixão que o acompanha dia a dia, tanto para a procura dos exemplares amarelos, quanto para os azuis.
Com isso, o pescador foi alimentando um desejo pessoal de capturar o peixe mais pesado. Agora, com o recorde mundial confirmado, o pescador se alegra e comemora.
Porém, uma das primeiras atitudes de Leo, após saber do recorde, foi a de alertar a população sobre a importância do pesque e solte!
Pescador pesando seu peixe logo após a captura. Foto: Reprodução / Instagram (@leo.arona).
Em suas redes sociais, ele fez uma grande lista de agradecimentos. Em seguida, em uma bela atitude, ele fez duras críticas à pesca predatória, atividade que vai totalmente de desencontro à sustentabilidade e a preservação da natureza.
“Fico muito feliz de capturar um exemplar como esse. Porém, não posso deixar de falar da destruição que tem acontecido nessas represas, através da pesca predatória, e, principalmente, do arpão: verdadeiros inimigos do turismo dos municípios próximos. Exemplares como esse, ou até maiores, infelizmente, são cada vez mais raros. Precisamos mostrar para a população, que a matança só traz prejuízo” comentou o pescador em uma postagem.
Com a equipe da Fish TV, ele conversou, diretamente, sobre a represas de Três Marias, em Minas Gerais. O local, ao mesmo tempo que é um dos melhores do país para a pesca esportiva do tucunaré, com os maiores exemplares, também sofre com a matança e a destruição natural.
O peixe de Leo, recorde mundial, é mais um exemplo que o peixe vivo SEMPRE vale muito mais!
“Apesar da matança de peixes cada vez maior, tenho visto muitos pescadores esportivos lutando pela preservação. A represa de Três Marias é o lugar com os maiores azulões do Brasil, peixe que eu estou sempre buscando nas competições. Então, no último dia de pescaria da operação Expedition Pesca Esportiva, a gente achou um peixe grande no visual. Graças a Deus consegui fazer a captura”, comemorou.
Para tirar esse peixe lindíssimo das águas de Três Marias, Leo utilizou equipamentos da Shimano, sua patrocinadora: uma vara Exage, uma carretilha Curado Mgl e linha 50lbs.
Leo Arona posando com seu belo exemplar de tucunaré azul. Foto: Reprodução / Instagram (@leo.arona).
E ele ainda descreveu, em suas próprias palavras, como foi esse momento marcante.
“A briga foi bem legal, um peixe muito forte… Na hora que eu peguei, o próprio guia Pedrão, da Expedition, falou que era o peixe que eu estava procurando. Foi bem legal a emoção ali do momento, de brigar com o peixe e sair tomando ele. A briga foi ficando menos intensa, e quando ele passou passaguá, disse que com certeza era um peixe para cima de 63cm”, conta o pescador.
Agora, passando as comemorações desse feito, Leo ainda aguarda outros momentos de alegria. Como existem outras categorias na IGFA, ele também quer buscar o recorde mundial na categoria All-Length, por comprimento. Essa seria a sua grande meta para esse ano de 2024.
Parabéns Leo Arona!
Que orgulho para a Fish TV ter mais um apresentador com um recorde mundial em mãos.
Principalmente, quando pescamos, soltamos, e fomentamos esse esporte tão incrível e sustentável.
para comentar