Nos últimos anos, a pesca esportiva tem se consolidado como uma das atividades recreativas e competitivas que mais servem como instrumento eficaz de educação ambiental.
Diversos torneios e eventos, além de promoverem a prática esportiva, estão cada vez mais focados na conscientização sobre a preservação dos ecossistemas aquáticos e a importância da sustentabilidade.
De workshops à palestras, a pesca esportiva tem se mostrado uma poderosa ferramenta de sensibilização, alcançando públicos de todas as idades e ensinando a convivência harmônica com a natureza.
Educação ambiental virou foco dos torneios
Pequenos pescadores esportivos já estão crescendo defendendo a preservação. Foto: Reprodução / Prefeitura Corumbá-MS.
A educação ambiental é um dos pilares que sustentam as competições de pesca esportiva. Em muitos torneios, os organizadores têm promovido palestras, workshops e atividades para envolver as novas gerações.
Essas ações visam melhorar as habilidades dos participantes, inserindo valores de preservação e respeito à natureza. Além disso, muitas competições têm investido em mutirões de limpeza de rios, lagos e praias. Atraindo crianças e adultos de todas as idades, o objetivo é limpar o ambiente, ajudando a natureza e entrando no ciclo da preservação.
A pesca esportiva e a conservação ambiental
Pesca esportiva caminha lado a lado com projetos sociais para ensinar sobre importância do meio ambiente. Foto: Reprodução / SEDEST Paraná.
Falar de pesca esportiva é falar de preservação. De acordo com o World Fishing Network (WFN), em 2019, mais de 90% dos torneios internacionais de pesca adotaram o método pesque e solte, o que tem ajudado a preservar diversas espécies ameaçadas de extinção.
No Brasil, especialistas ambientais têm ressaltado a importância de iniciativas como projetos sociais e ambientais que visam a conservação das espécies de peixes da fauna brasileira.
A pesca esportiva, com suas práticas de captura responsável, tem sido um dos principais aliados dessa iniciativa.
Incentivo à sustentabilidade: o caso da Fish TV
Fish TV sempre teve um foco principal em preservação ambiental. Foto: Provas e Torneios / Fish TV.
No Brasil, um dos maiores exemplos de como a pesca esportiva tem se integrado à educação ambiental é o trabalho realizado pela Fish TV, que, além de exibir os programas tradicionais de pesca esportiva, também promove ações de conscientização ambiental.
Nossa emissora, com seu alcance nacional, utiliza sua plataforma para educar seus espectadores sobre a importância da sustentabilidade na pesca.
Através de matérias no nosso portal de notícia, os próprios programas, publicações nas redes sociais e notícias semanais na TV, a Fish TV tem a ideia de aproximar o ser humano na natureza, pensando na proteção do meio ambiente.
Pesca esportiva como modelo global de sustentabilidade
Grandes torneios já organizam mutirões de limpeza antes das provas. Foto: Reprodução.
No cenário internacional, a pesca esportiva tem se tornado um modelo global de sustentabilidade. A International Game Fish Association (IGFA), organização que regulamenta a pesca esportiva mundial, estabelece diretrizes rigorosas para proteger os ecossistemas aquáticos.
Em diversos países, a pesca esportiva tem sido usada como uma ferramenta de preservação marinha e de educação ambiental.
Em 2021, por exemplo, o Bassmaster Classic, um dos maiores torneios de pesca do mundo, lançou uma campanha de limpeza de rios e lagos, com a participação de milhares de voluntários.
A ação teve como objetivo limpar as águas do Lake Guntersville, um dos maiores lagos do Alabama, e promover a conscientização sobre os impactos do lixo no ambiente aquático.
para comentar