O peixe papagaio-azul ou Budião-Azul (Scarus coeruleus) é uma espécie de estranha e impressionante beleza. A principal característica deste é animal é a sua boca com dentes em forma de bico de papagaio, capazes de cortar corais facilmente. Aparência que lhe dá um ar simpático, já que parece estar sempre sorrindo.
Peixe costeiro de águas rasas, o papagaio-azul habita os recifes de corais do oceano Atlântico Ocidental, desde o litoral norte do Brasil até a América Central. São encontrados em grandes cardumes na época da desova, porém geralmente vivem solitários.
A boca em forma de bico de papagaio facilita a busca por alimento. Ele morde os corais para poder extrair pequenos moluscos, algas e peixes escondidos. O coral ingerido acidentalmente enquanto se alimenta é extraído depois em forma de pequenos grãos de areia branca. Muitas das ilhas que existem nos oceanos Indico e Pacífico são formadas com a ajuda deste peixe. Em média eles defecam cerca de uma tonelada de areia por ano.
O mais curioso, é que à noite o peixe-papagaio-azul fica escondido em tocas feitas com o próprio muco, como uma capa de proteção. O casulo envolve o animal e oculta o seu cheiro, o deixando protegido de predadores.
Outra forma que este peixe tem defender-se é a de saltar e golpear com a cauda o inimigo, daí o nome Scaridae, que em grego significa saltar.
Infelizmente o "papagaio-azul" sofre com a caça submarina, pois são fácieis de capturar e encontram-se em águas rasas e perto da costa.