Um peixe-dourado de 17 anos, chamado Merlin, passou por uma cirurgia inovadora para a remoção de um tumor que se formou em sua cabeça. O pequeno exemplar, com apenas 7,5 cm de comprimento, passou por uma operação pioneira, realizada em uma clínica veterinária em Dublin, na Irlanda.
Foi uma mistura de ciência e cuidado com o bem-estar animal, onde os médicos veterinários realizaram o procedimento minucioso para remover o tumor. Após a cirurgia, Merlin voltou a nadar e a se alimentar de forma normal, retomando suas atividades.
Peixe Merlin está bem após a cirurgia. Foto: Reprodução.
Os donos de Merlin ficaram assustados quando ele parou de se alimentar e, principalmente, logo após, quando o peixe apareceu com um grande inchaço na cabeça. Buscando orientação veterinária, receberam a notícia de que o peixe precisaria passar por uma cirurgia.
O maior desafio, segundos os profissionais, foi ajustar a anestesia de Merlin, que envolveu mover o pequeno peixe para banhos de água com diferentes concentrações de anestésicos. Esse processo delicado permitiu que o peixe adormecesse enquanto a solução anestésica passava por suas guelras.
Outro desafio foi por conta do tumor, que ocupava uma área extensa de aderência à pele, o que impediu sua remoção total. De acordo com os médicos veterinários responsáveis, isso significa que é possível que o tumor volte a crescer.
Tumor foi retirado parcialmente, devido à dificuldade em removê-lo. Foto: Reprodução / Mega Curioso.
Porém, apesar desse importante detalhe, os tutores de Merlin estão aliviados por ele não ter precisado ser sacrificado. Após um banho de recuperação para concluir o procedimento, Merlin já estava totalmente recuperado e nadando, de volta à sua rotina normal. Isso tudo sem quaisquer sequelas, o que trouxe alegria para a veterinária e para a família que cuida do peixe-dourado.
A história de Merlin é um belo exemplo de como a medicina veterinária vai além dos cuidados com os animais de grande porte, mostrando seu compromisso com a saúde e o bem-estar de todas as criaturas, por menores que sejam.
Graças à dedicação e expertise da equipe veterinária, esse peixe-dourado pôde superar um desafio sério e continuar vivendo uma vida saudável e ativa.
para comentar