Uma nova espécie de peixe, da família Rivulidae foi descoberta por pesquisadores, na bacia do rio Camaquã, em Encruzilhada do Sul, interior do Rio Grande Do Sul. O Austrolebias bagual tem cerca de cinco centímetros.
A nova espécie tem como habitat ilhas de água em pequenas poças ou banhados isolados, de profundidade máxima de 60 centímetros. A bacia do médio rio Camaquã ainda não havia sido estudada por pesquisadores.
A descoberta faz parte do projeto Peixes Anuais do Pampa, iniciado em 2011 pelo Instituto Pró-Pampa (IPPampa), que busca novas áreas e espécies, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
"Os peixes depositam os ovos no lodo, e quando o charco seca, todos os adultos morrem. Com a seca, os embriões sofrem uma pausa no desenvolvimento, quando volta a chover, o ambiente se torna favorável e os ovos se desenvolvem e eclodem. O maior problema, é quando o ambiente não seca, afetando desenvolvimento embrionário", explica o coordenador do Instituto Pró-Pampa (IPPampa) e responsável pela pesquisa, Matheus Volcan.
A nova espécie já sofre risco de extinção, por conta do aumento dos períodos de seca e a pouca formação de poças e lagoas. O crescimento de áreas agrícolas no Rio Grande do Sul, também contribui para tornar os animais ainda mais vulneráveis.