A pescaria com caiaque permite que o pescador pratique diferentes modalidades em diversos locais, como: rios, mares, canais, represas. Isso é possível pois o caiaque garante estabilidade e deslocamento veloz, além de alcançar pontos de pesca de até 40 cm de profundidade.
Entre as modalidades que podem ser praticadas, estão:
Pesca de arremesso (Baitcasting)
Utilizando varas com molinetes ou carretilhas, os pescadores que praticam essa modalidade normalmente usam iscas artificiais, mas em algumas situações a isca viva também é usada.
Essa pescaria pode ser considerada mais técnica, pois exige o conhecimento do comportamento dos peixes e das águas do local para que a isca seja lançada em um ponto específico.
E essa pesca de arremesso fica ainda mais emocionante com um caiaque, uma vez que o pescador precisa se equilibrar no equipamento até mesmo quando o peixe nada em disparada.
Podemos ver essa técnica nas pescaria de Zinho e Gaba, que estão à frente de Remos e Rumos e A Meta, respectivamente.
Além disso, os apresentadores mostram que uma pescaria de fim de semana entre amigos também pode ser com caiaque! Na série Day Off acompanhamos uma aventura de Zinho e Gaba juntos.
Pesca com mosca (Fly Fishing)
Apesar de pouco praticado no Brasil, o fly fishing é uma das modalidades mais antigas do mundo e muito praticada nos Estados Unidos.
Embora também seja usada a isca artificial, diferente do baitcasting, na pesca com mosca é a linha que executa o transporte da própria linha, e não a isca, que é leve demais para isso.
Na estreia da 8ª temporada de Na Pegada do Fly, podemos ver Kid Ocelos se aventurando em uma pescaria de caiaque. E entre as remadas e os arremessos de fly fishing, o apresentador mostra toda a ação dessa pescaria e ainda captura diversos tucunarés.
Pesca Oceânica
Uma pescaria cheia de desafios, e quando feita de caiaque a aventura é ainda maior! Podendo ser praticada por toda a costa brasileira, a pesca em alto mar é uma das modalidades mais tradicionais.
Zinho, de Remos e Rumos, é um dos apresentadores que praticou essa pescaria. Em um dos episódios da 2ª temporada do programa, o caiaqueiro esteve em Porto Belo, Santa Catarina para uma pescaria em alto mar.
E para completar a aventura, o pescador ainda enfrentou chuva e tempo instável. Mas como caiaqueiro gosta de grandes aventuras, nada impediu a captura do seu troféu no fim da pescaria.
E você, também tem uma história de pesca emocionante com o seu caiaque?
para comentar