“Meu Amigo Pinguim”: amizade entre pescador brasileiro e pinguim vira filme

Caso ficou conhecido há alguns anos, quando um pinguim, após ser salvo por pescador do Rio de Janeiro, retornava ao local uma vez por ano para ver o grande amigo.

Por Marcelo Telles - 25/09/2024 em Notícias / Geral - atualizado em 25/09/2024 as 16:34

Até onde pode ir a amizade entre os seres humanos e os animais? Aqui no Brasil, mais precisamente em Ilha Grande, estado do Rio de Janeiro, um caso ficou bastante conhecido.


Em 2011, um pinguim da espécie pinguim-de-magalhães foi encontrado na praia de Provetá, coberto por uma grossa camada de óleo e em estado bem debilitado. O pescador João Pereira de Souza avistou o animal e o resgatou, limpando todo o óleo do seu corpo e salvando sua vida.


O pinguim, que ganhou o nome de Dindin, voltou para visitar seu amigo pescador pelos incríveis sete anos seguintes!


Pinguim criou laço de amizade com pescador e sempre voltava para vê-lo. Foto: Reprodução / O Globo.


Em 2016, técnicos do Instituto Argonauta analisaram toda a situação e confirmaram, por meio de uma anilha metálica de identificação, que se tratava do mesmo pinguim que retornava anualmente para ver João.


Agora, em 2024, essa belíssima história vai direto para as telas de cinema de todo o planeta.


O filme norte-americano “Meu Amigo Pinguim” já chegou em grande parte dos cinemas brasileiros.


Cartaz oficial do filme "Meu Amigo Pinguim". Foto: Reprodução / Adoro Cinema.


Sob a direção do cineasta brasileiro David Schurmann, a produção teve a participação de dez pinguins-de-magalhães do Aquário de Ubatuba, que foram os grandes “atores” do filme.


As filmagens envolveram aproximadamente 150 profissionais. Cenas foram gravadas, tanto em Ubatuba-SP, quanto em Paraty-RJ e na Patagônia, na Argentina.


Gravações do filme com auxílio de 10 pinguins. Foto: Terramare.


Porém, além de contar essa bela história de amizade, o filme também traz mensagens importantes sobre os problemas da pesca predatória, da poluição dos nossos oceanos e dos impactos negativos do aquecimento global.


De acordo com o diretor, em um momento de crise climática e crescente preocupação com o meio ambiente, contar uma história que conecte as pessoas à natureza de maneira sensível é mais eficaz do que apenas mostrar tragédias. 


Ele acredita que esse tipo de narrativa sutil pode impactar mais profundamente e criar uma conexão maior com o mundo natural.


Emocionante história conta com grande elenco. Foto: Reprodução / Ingresso.com.


O filme conta com a participação de atores renomados, como Jean Reno, Adriana Barraza e Alexia Moyano. A direção de fotografia é de Anthony Dod Mantle, ganhador do Oscar pelo filme "Quem Quer Ser um Milionário?”.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS