Desde junho de 2014 está em funcionamento no Marrocos a maior usina eólica da África. A fazenda eólica está localizada na costa atlântica sul do Marrocos e possui capacidade para produzir mais de 300 megawatts de energia. A expectativa é de que seja capaz de compensar 900 mil tonelada de CO2 emitidos anualmente.
O empreendimento começou a ser construído em 2013 e teve um investimento global de 450 milhões de euros. A Tarfaya Wind Farm (apelido da usina) possui 131 aerogeradores de 2,3 megawatts cada, distribuídos em uma área de 8.900 hectares.
O país é um dos maiores importadores de energia na sua região no continente africano, e tem aproveitado o grande potencial que possui para as fontes renováveis. O empreendimento deve ajudar o Marrocos a diminuir o consumo de combustível.
A Tarfaya Wind Farm vai levar eletricidade a 1,5 milhões de residências. Estima-se que o Marrocos possa gerar 25 mil megawatts apenas pela força dos ventos. O objetivo do governo é que até 2020, 40% da energia utilizada seja proveniente de fontes renováveis.