Gigante de 328kg: peixe meca é capturado em Guarapari, mas não sobrevive

Espécie rara e de grande porte foi retirada das águas durante competição de pesca, mas acabou sendo abatida. Apesar de não ser ilegal, a Fish TV se posiciona totalmente contra essa prática!

Por Marcelo Telles - 10/01/2025 em Notícias / Geral - atualizado em 10/01/2025 as 09:59

No início desta semana, a captura de um peixe gigante levantou questionamentos a respeito da preservação ambiental. O caso aconteceu em Guarapari, no Espírito Santo, quando um peixe da espécie meca, também conhecido como espadarte, foi capturado por uma equipe de pescadores durante uma competição.


O peixe impressionou pelo tamanho, pesando 328,6kg — um recorde para a região. Contudo, apesar da grandiosidade do feito, o animal não sobreviveu à captura, o que gerou discussões sobre a prática e os impactos ambientais.


Foto: Reprodução / Threads.


O peixe foi retirado da água pelo cirurgião-dentista Igor Dórea e sua equipe, composta por outros pescadores, em uma embarcação que partiu de Vitória, capital do estado, ainda pela manhã, com a intenção de competir por um grande prêmio de pesca. Após mais de quatro horas de intenso trabalho, o peixe foi finalmente trazido à superfície, a cerca de 45 km da costa capixaba. A equipe, que registrou todo o processo em vídeo, utilizou um guindaste para retirar o peixe da embarcação.


Quando retornaram à praia, uma multidão de curiosos aguardava para ver o gigante peixe de perto. Apesar da celebração, o que chamou a atenção de ambientalistas e pescadores responsáveis foi o fato de que o peixe não sobreviveu à captura.


Embora a pesca de espécies como o meca não seja proibida por lei na região, a morte do animal acende um alerta sobre os impactos dessa prática na fauna marinha.


Foto: Reprodução / Threads.


Apesar de tudo, nas redes sociais, a equipe Vitória Team justificou que, enquanto espécies como o Marlim Azul são liberadas após a pesca, o Meca foi abatido devido às difíceis condições de se realizar a soltura.


“Pescamos Marlin Azul e Branco, liberamos todos. O Meca, por viver em grandes profundidades, inviabiliza sua soltura”, disseram.




Fish TV se posiciona SEMPRE contra o abate

Foto: Fish TV.


Apesar de a captura não ter sido ilegal, a Fish TV reforça seu compromisso com a preservação das espécies e com a prática de pesca esportiva responsável.


Somos contra todo e qualquer tipo abate de peixes na natureza, independentemente da espécie, e acreditamos que a pesca esportiva deve ser a base dessa prática, como sinônimo de respeito e preservação!


A morte do peixe meca pode ser vista como uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto de determinadas práticas de pesca e a necessidade urgente de alternativas que assegurem a sobrevivência dos animais, ao mesmo tempo em que o esporte continua a ser celebrado de forma sustentável.


Embora a captura tenha atraído grande atenção e seja um marco histórico na cidade, a Fish TV destaca que o respeito ao meio ambiente e à vida marinha deve sempre ser prioridade, e que os pescadores devem sempre estar atentos às boas práticas de pesque e solte. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS