As facas acompanharam as civilizações, e a Cutelaria D’Avila perpetua esse legado
Por
Victória Netto
- 08/05/2019 em
Notícias /
Geral
- atualizado em 11/06/2019 as 13:12
Da idade paleolítica à era dos metais, a faca tem acompanhado o homem em sua história. Impérios, conquistas, invasões, vitórias, derrotas, domínios. Assim a faca tem deixado suas marcas no tempo e na humanidade.
Era de se esperar que a proximidade com essa ferramenta fosse grande. Companheira nas lutas, no trabalho, nas lidas domésticas, nas artes campeiras, na lenda, na superstição, a faca é quase uma extensão daqueles que a utilizam.
Um instrumento tão importante assim merece uma confecção à altura. E a Cutelaria D´Avila, empresa familiar gaúcha que produz facas e instrumentos afins, é referência no mercado pelo alto padrão dos produtos que oferece.
Atuando há 10 anos, a empresa foi fundada por Márcio D’Avila. Pouco tempo depois, seu irmão, Cristiano D’Avila, tornou-se sócio da empresa. Hoje, Cristiano fica à frente da loja em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, enquanto Márcio coordena a parte de forja das peças.
Logomarca da Cutelaria D'Avila. Imagem: Reprodução
Movida pelo apreço que o povo gaúcho tem pela cutelaria artesanal - principalmente porque a faca é peça indispensável na tradição campeira -, a Cutelaria D’Avila desenvolveu a típica Faca Gaúcha. Mas os produtos não se restringem ao gosto dos sul-riograndenses.
“A faca transcende a geografia e as culturas”, afirma o sócio-proprietário, Cristiano D’Avila, lembrando que a marca produz instrumentos que representam indivíduos de qualquer região do Brasil e do mundo.
Confecção dos produtos
Forjados em aço carbono e aço damasco com acabamentos diferenciados, as facas e demais acessórios da Cutelaria D’Avila vão desde linhas gourmet, premium, facas de churrasco, facas de aventura, camping, até a coleção de Heróis Farroupilha.
Cristiano D’Avila destaca que, por serem feitas artesanalmente, nenhuma peça sai exatamente igual à outra. “As peças são únicas. A produção é muito manual, e cada artesão é responsável por uma etapa da confecção da faca”, conta.
As peças são desenvolvidas para usos em diferentes situações. Sempre com foco no usuário, a Cutelaria confecciona produtos com acabamentos sofisticados, sem, contudo, abrir mão da funcionalidade e da praticidade.
Vídeo comercial da Cutelaria D'Avila veiculado na grade de programação da Fish TV
Não é à toa que a segunda temporada inteira de A Meta contou com o apoio da Cutelaria D’Avila. O programa de aventura mostra a jornada do apresentador, Gaba, que supera uma série de desafios para pescar as espécies que fazem parte do seu objetivo.
Tarefas como montar e desmontar acampamento, cozinhar, cortar lenha e até mesmo abrir embalagens e demais objetos ficaram mais fáceis com as peças da Cutelaria.
O apresentador Gaba, de A Meta, exibe uma faca D'Avila. Imagem: Divulgação/Fish TV
Para Cristiano, a missão da Cutelaria D’Avila é cultivar e perpetuar a estima que o homem tem por esse instrumento que acompanhou a evolução da humanidade. “A faca não é um simples objeto de uso, é objeto de desejo, de orgulho. Nós entregamos mais do que funcionalidade, entregamos conhecimento, diversificação, sofisticação”, declara.
Além de facas, na Cutelaria também são produzidos outros materiais, como chairas, garfos, canivetes e facões. São mais de mil produtos à disposição do cliente, e todos eles podem ser adquiridos na loja física ou virtual da Cutelaria D’Avila, assim como nas melhores lojas do país.
Curtiu esse artigo? Então não esqueça de deixar sua avaliação!