Brinquedo? Bicicleta? Que nada! As crianças estão querendo equipamentos de pesca esportiva!

Com o forte crescimento do pesque e solte entre os pequenos, o dia de hoje, Dia das Crianças, passa a ser uma boa data para presentear os pescadores mirins com um kit de pesca esportiva.

Por Marcelo Telles - 12/10/2024 em Notícias / Geral

Hoje, dia 12 de outubro, é um dos dias mais esperados do ano pelos nossos pequenos!


O chamado Dia das Crianças, feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, faz a festa da criançada em todos os cantos do país. É o momento de passear, brincar, curtir e ganhar algumas presentes.


Acontece que, de um tempo para cá, com o crescimento gigantesco da pesca esportiva no Brasil, muitos pequenos estão escolhendo presentes um pouco diferentes nessas datas comemorativas.


Ver crianças capturando grandes exemplares está se tornando cada vez mais comum. Foto: Fish TV (CBP3).


“Pai, quero a isca tal”.

“Mãe, quero uma vara nova”.


Frases como essas estão cada vez mais comuns no dia a dia dos brasileiros apaixonados por pescar e soltar. Com forte influência dos pais, dos amigos, dos tios ou dos avós, as crianças estão, cada vez mais, começando a jogar suas iscas na água.


No início, tudo começa com um: “deixa eu tentar também?”. E o final, todos nós já sabemos. A paixão toma conta e o esporte fica cada vez mais presente na rotina daquela criança.


Relações familiares também ficam mais fortes com a pesca esportiva. Foto: Reprodução / iStock.


Aliás, se conversarmos com qualquer pescador esportivo, em sua grande maioria, é perceptível que o início no pesque e solte aconteceu na primeira fase da vida. Normalmente, indo pescar com a família ou amigos, os grandes pescadores de hoje começaram cedo.


Apesar disso, sejamos sinceros: não tem idade para começar. Mas o quanto antes você experimentar, maiores as chances de se iniciar uma intensa relação com o esporte, entendendo, principalmente, a sua relação com a sustentabilidade.


Afinal, cada vez mais cedo, as crianças estão aprendendo a manusear varas e iscas, muitas vezes acompanhadas por familiares, criando laços afetivos e memórias que ficarão para toda a vida. Isso tudo porque o pesque e solte vai muito além de, simplesmente, pescar e soltar, promovendo uma intensa observação da natureza e o entendimento sobre os ecossistemas aquáticos.


Campeonatos de pesca esportiva também percebem a chegada de novos pescadores mirins. Foto: Fish TV (CBP3).


À medida que as crianças aprendem sobre as diferentes espécies de peixes e seus habitats, elas se tornam mais conscientes da importância da conservação dos recursos naturais. Com isso, a prática se transforma em uma oportunidade para ensinar valores fundamentais, como a preservação e a responsabilidade ambiental.


As crianças, ao vivenciarem esses princípios, se divertem e se tornam pequenas defensoras da natureza.


Muito presentes também nas competições de pesque esportiva, elas aprendem que a verdadeira recompensa não está só na captura e na soltura, mas na experiência e no aprendizado que cada saída para uma viagem de pesca esportiva pode proporcionar.


Eventos de conscientização ambiental estão cada vez mais comuns em nosso país. Foto: Reprodução / Prefeitura de Corumbá-MS.


Um feliz dia para todas as crianças desse nosso imenso Brasil! E que, no dia de hoje, a gente possa perceber o quão elas estão conectadas com a nossa natureza.


Pesca esportiva é vida! As crianças, aprendendo sobre a prática desde cedo, vão crescer e se tornar adultos muito mais responsáveis com o nosso planeta.


Feliz Dia das Crianças, pequenos pescadores esportivos!


 


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS