Um dos objetivos da nova gestão da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe) é trabalhar na reaproximação com o Governo Federal após a extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no ano passado. Para isso, a entidade se reuniu na última semana com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Entre as pautas da ocasião estava o apoio do governo na organização da III Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental, que acontecerá em 2017, com local e data ainda a serem definidos. A última edição do evento aconteceu na Estância Turística de Presidente Epitácio (SP), em novembro de 2015. A iniciativa proporcionou capacitações, palestras e atrações culturais.
Além disso, foram discutidas na reunião políticas de reordenação de pesca, reaproximação da secretaria com o Ministério do Turismo, iniciativas de proteção de espécies e criação de áreas específicas para a pesca esportiva. "O encontro foi muito produtivo. O secretário Dayvson Franklin se mostrou interessado em continuar os eventos do setor. Vamos trabalhar nesses vários aspectos que tratamos com a secretaria para que a pesca esportiva tenha cada vez mais atenção do poder público", ressalta o presidente da Anepe, Antônio Carlos de Araújo.
Anepe busca parceria do ICMBio
A Anepe também se reuniu com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para discutir parceria e compromisso técnico da entidade com o órgão. Um dos assuntos tratados foi a busca por alternativas para a criação de iscas naturais, evitando dessa forma que elas sejam retiradas do meio ambiente. Outro projeto discutido foi o mapeamento de reservas que tenham a possibilidade de implementar a pesca esportiva.