Amazonas apresenta régua de medição para pesca esportiva
Associação dos Pescadores Esportivos de Manaus firmou parceria com Ipem-AM para certificação da primeira medida padrão do Brasil no uso da pesca esportiva
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), fechou parceria com a Associação dos Pescadores Esportivos de Manaus (Apem) com o objetivo de criar a primeira medida padrão calibrada do Brasil, no uso da medição de pesca esportiva.
O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, informou que o órgão desenvolveu uma medida padrão calibrada, que vai permitir medir os peixes dentro das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "O objetivo é alavancar o turismo nacional e internacional na Amazônia com o esporte regional que vem crescendo e, dessa forma, gerando fontes de renda à economia local, o que dará maior confiabilidade e credibilidade na medição dos peixes durante a pesca esportiva", disse.
Segundo o presidente da Apem, Rogério Bessa, a entidade procurou o Ipem-AM na tentativa de criar o protótipo da régua que mede 1,10 metros de altura e 20 centímetros de largura, com objetivo de ter um respaldo na medição dos peixes. "Essa parceria nos permite homologar o sistema de ranking de recorde mundial, além de alavancar a pesca esportiva em nosso Estado", disse Bessa.
O presidente da Apem também destacou que a Pesca Esportiva existe no Amazonas há cerca de 15 anos e que ela é realizada uma vez ao ano. O lançamento oficial da medida padrão calibrada pelo Ipem-AM será no dia 20 de junho, local a ser definido e divulgado em breve.