É de se esperar que o canal oficial da pesca esportiva tenha uma grande audiência atraída por conteúdos ligados ao mundo da pesca. Mas com um alcance de milhões de espectadores por mês e presente em 100% do mercado de televisão por assinatura, o canal também atinge um público que expressa outros interesses, afeições e curiosidades.
Pesquisas conduzidas pela Fish TV apontam que o espectador aficionado por pesca esportiva ou que tem simpatia pela atividade é o mesmo brasileiro das classes ABC que gosta de aventuras e de desafios, de gastronomia, da vida ao ar livre, que curte camping, cutelaria, aquicultura, aquarismo, náutica, o “faça você mesmo”, que valoriza os momentos em família e que não abre mão de viagens com amigos.
Não à toa, na grade da Fish TV há uma grande variedade de programas com abordagens e temas diversos, cujo fio condutor é a pesca. Nesse sentido, o canal conta com patrocínios de marcas de diferentes segmentos, que partilham dos mesmos ideais e têm o mesmo público-alvo.
Quem é o público da Fish TV?
A Fish TV, desde a sua criação, vem atingindo milhões de espectadores todos os meses e crescendo a sua audiência, tanto na televisão, quanto no digital.
Entre o público brasileiro que acompanha a Fish TV, os homens figuram no topo. De acordo com dados do Ibope referentes a 2018, 89% dos espectadores do canal são homens, a maioria acima dos 35 anos, enquanto cerca de 11% correspondem a mulheres. Quanto à origem socioeconômica desse público, mais de 52% pertence às classes AB e 34,05% provém da classe C.
Fonte: Divulgação - Fish TV
Embora a proporção de homens que acompanham o canal ainda seja expressivamente maior do que o público feminino, nos programas e produtos da Fish TV há espaço e representatividade para ambos os gêneros. E cada vez mais mulheres têm entrado nesse universo, seja pela pesca em si, seja pelas questões que tangenciam esse tema.
Além de ser fiel e qualificado, nosso público tem interesses para além da pesca. Em geral, pratica outros esportes, gosta de natureza e animais e suas aventuras vão desde um passeio com a família até bungee jumping. Também procura produtos de qualidade, conforto e status, o que beneficia marcas dos mais diversos segmentos.
Esse é o mesmo público que se interessa por:
Veículos
Dos que compram veículos no Brasil, 42% são homens, 69% estão casados, 42% tem mais de 35 anos e 75% é das classes A/B.
Energia Fotovoltaica
Do público que utiliza energia solar, 80% são homens e 90% têm mais de 31 anos.
Cerveja Artesanal
Os principais consumidores do produto são homens de classe alta, com idade entre 25 e 40 anos. Desses, 53% preferem consumir o produto em casa. Ou seja, utilizar a TV para alcançá-los é uma estratégia válida, já que esse público possui o mesmo perfil da Fish TV.
Turismo
Em uma pesquisa da MindMiners, de 2017, percebemos que o turista em sua maioria é homem (51%), com mais de 31 anos (55%) e das classes AB (80%).
Porém em 2020, algumas coisas vem mudando, conforme pesquisa realizada pela Hibou, em parceria com VPNY, o público feminino vem crescendo entre os turistas e atualmente alcança 61%.
O pescador nos meios digitais
Os pescadores estão cada vez mais digitais e informações técnicas sobre equipamentos já são uma necessidade na internet.
Realizamos uma pesquisa com mais de 2.300 pescadores e confirmamos as seguintes informações:
Fonte: Divulgação - Fish TV
Além disso, analisando as redes sociais da Fish TV, podemos perceber que:
Fonte: Divulgação - Fish TV
Como a Fish TV se posiciona a partir do interesse do público?
Ao mesmo tempo em que a Fish TV fomenta a pesca esportiva para crescer com esse segmento na medida em que ele se expande, o canal também destina espaço para temas que vão para além da pesca. E, principalmente, aborda assuntos relacionados com aquilo que o público do canal deseja ver e consumir.
Exemplo disso é a idealização e realização do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros (CBP), que movimenta pessoas e a economia de cidades no Brasil dando visibilidade à pesca esportiva e trazendo mais competitividade para a programação, um aspecto atrativo para o público.
Quando falamos sobre a pesca como uma modalidade esportiva, é preciso levar em conta que a prática do pesque e solte é apenas uma das faces de algo muito maior. E esmiuçar o perfil da audiência é compreender que ela deseja ter contato com uma infinidade de assuntos que fazem parte do universo do pescador desportivo, mas que também têm relação com temáticas fora do nicho da pesca. E esse mercado pode ser o seu.
E o seu público, como se encaixa no mercado da pesca?
para comentar