Os apaixonados por competições de pesca e por tucunaré já podem ficar atentos. Foi divulgado o calendário de provas do Tucuna Free 2017, que entra em sua quarta edição e promete agitar os estados de São Paulo e Minas Gerais.
O organizador, Luis Claudio Rodrigues, conta a importância e o significado de um evento como esse, que possibilita incentivar a prática da pesca esportiva. "Como guia de pesca, e vendo a matança descriminada do tucunaré, resolvi criar o grupo Tucuna Free, com o tema preservação inteligente, para fomentar o turismo na região. Diante disso, fizemos um circuito de pesca, que leva o nome do grupo, que é aberto a qualquer pescador. Para ser um Tucuna Free basta proteger e preservar o tucunaré e as outras espécies do Brasil", diz.
A primeira prova ocorre dia 11 de fevereiro, em Santa Fé do Sul. Esse ano, o torneio ainda conta com a participação de uma nova cidade, Araçatuba, em São Paulo, que entra no circuito pela primeira vez. Outra novidade é que durante a prova o pescador poderá apresentar até 12 peixes vivos, acima de 30 cm, para a medição em condições de soltura, sendo validados seis. "O pescador pode fisgar seis, levar para a medição, devolver, e apresentar outros seis para repor, caso esses sejam maiores, aumentando as chances na competição", explica.
Para participar desse circuito, os competidores podem entrar em contato com o Luis Claudio, pelo telefone 17 99732 5966, ou enviar e-mail para setur@santafedosul.sp.gov.br.