Aconteceu, na semana passada, em Belém do Pará, o International Fish Congress (IFC) & Fish Expo Brasil, um dos principais encontros sobre pesca e aquicultura do país.
Entre os dias 23 e 25 de abril, o evento transformou o Hangar - Centro de Convenções da Amazônia em um ponto de encontro para autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, empresários, representantes da indústria e da sociedade civil, todos unidos por um objetivo em comum: debater o futuro sustentável da pesca e da aquicultura na Região Amazônica.
Com a presença de órgãos importantes, como o Ministério da Pesca e Aquicultura, o congresso trouxe à tona temas estratégicos como políticas públicas para o setor, acesso a crédito, sustentabilidade, rastreabilidade, nutrição de espécies nativas e até os preparativos para a COP 30.
Um dos destaques foi o I Simpósio Internacional de Aquariofilia, com participação do Projeto Aqua Brasil, iniciativa do MPA em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano. O simpósio abordou assuntos como sanidade de espécies ornamentais, mercado internacional e associativismo.
A programação também abriu espaço para o 6º Encontro de Mulheres das Águas, promovendo debates sobre os desafios e as oportunidades para as mulheres que atuam nesse setor fundamental para a economia e para a conservação ambiental.
O IFC aconteceu paralelamente ao 23º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep), também em Belém, onde o MPA participou de painéis sobre economia azul, sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas.
O evento reforçou a importância de pensar a pesca e a aquicultura amazônicas de forma integrada, sustentável e com participação ativa dos povos da floresta.
para comentar