"Proteína de pescado: a nova fronteira para alimentar o mundo". Esse é o lema que Fabio Sussel tem trazido desde as temporadas anteriores do programa e agora na terceira não vai ser diferente. A criação de peixes e demais organismos aquáticos demanda inovação tecnológica e cuidados específicos, sendo esse o motivo que leva Fabio a procurar pelas novidades do universo Aqua.
Quando se pensa em aquicultura, é preciso entender que a prática difere da pesca extrativista. Enquanto a primeira se baseia no cultivo de organismos aquáticos em um espaço controlado e confinado, a pesca tem base na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. O extrativismo pesqueiro, além de gerar prejuízos ao meio ambiente, não atende as necessidades de um mercado competitivo. Já a aquicultura tem diversas vantagens para a segurança alimentar, rastreando todo o processo de criação, o que possibilita produtos mais homogêneos. Além, é claro, de conservar os recursos naturais.
Para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), das atividades agropecuárias, a aquicultura se destaca como a mais rápida em termos de resultados de produção e é uma das poucas capazes de responder ao crescimento populacional. Essa capacidade produtiva pode contribuir para o combate a fome no mundo.
Nesta terceira temporada, essa preocupação ambiental e social segue sendo a tônica do Aqua Negócios. Com a abrangência dessa temática, os episódios assumem um papel didático, guiando e conscientizando o telespectador sobre os benefícios que a aquicultura trás. Logo no primeiro episódio, Fabio fala sobre o bem estar dos animais de criadouro e como todos têm responsabilidades nesse sistema, do criador até o consumidor final. Sustentabilidade é a palavra.
Ficou curioso para saber mais sobre a aquicultura? A 3º temporada do Aqua Negócios estreia segunda-feira, dia 20, às 21h30 na Fish TV. E no dia seguinte às 9h no FishTV.com.